behanveorismo

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Burrhus Frederic Skinner

Principais autores e conceitos:
Para o Behaviorismo, um dos principais autores foi Skinner, que trabalhou sobre o comportamento e processo de aprendizagem, ou seja a observação do comportamento. A teoria e a metodologia do Behaviorismo é a de observar e descrever os comportamentos como forma de ajustá-lo, porém são constituídas por um conjunto de teorias, como ocomportamentalismo, a análise objetiva e a análise do comportamento. Através dessas teorias entende-se que o corpo não da para ser compreendido. Explicar um fenômeno, significa mostrar o quanto isso pode ser funcional, ou seja na teoria o fato de explicar comportamento, é assumir controle sobre ele.O que na escola funcionalista de Willian James (1842 – 1910), procuravam explicar era ocomportamento e aprendizagem, através de análises e experiências.
Edward Bradford Fitchener (1867-1927), era contra os estudos experimentais de processos fisiológicos; para ele explicar o comportamento e os estímulos, fazia com que o corpo perdesse sua autonomia. Foi Edward Lee Thorndike (1874-1949) que por criar a ``lei do efeito ´´ observou que uma pessoa responde à punição ou à recompensa. O termoBehaviorismo, foi usado primeiramente por Jonh B. Watson (1878-1958) em 1913, na publicação que declarava o grande foco da psicologia que deveria ser o comportamento concreto do ser humano, criando assim a ciência comportamental .
Ivan B. Pavlov (1849-1936), em 1902 desenvolveu estudos chamado de condicionamento clássico, deixando de estudar o comportamento humano e fazendo experimentos onderesultou os comportamentos reflexos, ou seja Pavlov passou a compreender que o comportamento é relacionado ao estimulo.




Postura do professor e sua relação com o aluno
Baseando em analisar o aluno e compreender suas necessidades, tendo como objetivo planejar um ensino que alcance os alunos através de passeios, explorando os ambientes, brincando ou seja, incentivando o aluno por meios deelogios. Para Skinner o ensino aprendizagem é o foco do professor e em conhecer o aluno no seu meio, e com isso praticar o ensino de maneira que faça com que a sala tenha o interesse, o reforçador é manter simplesmente o ‘’aprender fazendo’’.

Visão pedagógica sobre a aprendizagem
Para Skinner, a melhor maneira de aprendizagem do aluno é o reforçamento da capacidade ou de trabalhar no meio. Dessemodo ser capaz de compreender, modificar e agir no seu ambiente .

Metodologias de ensino e aprendizagem
Uma boa programação para o ensino se resume em organização do material educativo, com objetivos, avaliações, boa programação avançando o desenvolvimento dos temas e matérias de estudo, sempre focando nas necessidades dos alunos

Formas de avaliação
O papel da avaliação na aprendizagem,esta no contexto de uma concepção que supervaloriza o acerto (a incidência de erro deve ser igual a zero). Coerente com a teoria do reforço, a aprendizagem não é entendida, como o resultado da periodicidade. Para que haja controle da tríade estímulo – resposta – reforço aprendizagem e avaliação devem ser feita por itens; as perguntas são propositalmente muito simples, para que os alunos concertempossíveis erros.


Henri Paul Hyacinthe Wallon
Os principais autores e conceitos de cada teoria
- Afetividade - Movimento -Inteligência - A formação do eu como pessoa
-Motricidade: significa a forma de manifestação do ser humano.
-Emoção: A emoção é orgânica e social, é através dela que o ser humano se socializa.
-Inteligência: A inteligência em duas fases; a sensório motora e arepresentativa. Sensória motora: representa elementos neurológicos e também influencia da cultura. Representativa ocorre na fase pré-categorial , onde o pensamento permite a ‘’circulação’’ entre eles.
Formação do eu: A construção do eu depende principalmente do outro, tanto como positivo ou negativo. Para Wallon o mérito da educação e ter o Maximo de potencialidades de cada pessoa, e é nessa mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!