Beeeh

642 palavras 3 páginas
DESENVOLVIMENTO DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO NO SÉCULO XX ATÉ A COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA!
Os estudos específicos em comunicação não são recentes. No século III AC Aristóteles já estudava a comunicação interpessoal dirigida para determinada audiência. Os estudos sobre a retórica, dsenvolvidos pelos sofistas, enfatizando a transmissão como processo de persuasão, composta por três elementos básicos: locutor, discurso e ouvinte. LOCUTOR – a pessoa que fala (quem) DISCURSO – o que é dito (diz o que) OUVINTE – a audiência (a quem)
O modelo clássico tricotômico definido por Aristóteles é fundamental na formulação teroria para os estudos de comunicação. Esse sistema linear perdua até os dias atuais:

FONTE → MENSAGEM → RECEPTOR

A comunicação é uma semiose, que é um processo signo com graus de complexidade e formas variadas de realização. O conceito é amplo e pode extrapolar a esfera do humano. Um processo comunicativo ocorre quando um emissor elabora um objeto, que será representado por um signo, capaz de gerar um interpretante na mente do receptor.
E seria interessante lembrar que ela elabora um objeto de comunicação, e que este “objeto de uma semiose” será representado por algum meio e devera gerar um processo interpretante na mente do interprete.
Mais só no século XX surgem as primeiras preocupações em estudar os fenômenos da comunicação e as novas tecnologias na sociedade urbana industrial. A mídia impressa já estava consolidada, o cinema e o rádio começavam a se popularizar, nos anos 50 e com o surgimento da televisão, ocorrem grandes transformações na produção, circulação e recepção das mensagens midiáticas.
É na primeira metade do século XX que ocorrem grandes mudanças nas tendências dos estudos em comunicação quando estão se intensificam as linhas de pesquisas quantitativas para atender a demanda do mercado. A publicidade empregava estratégias para aumentar o consumo dos produtos

Relacionados

  • Beeeh
    5013 palavras | 21 páginas