Bebidas não alcoolicas

Páginas: 70 (17266 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
(página em branco)
2

3

4

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(CETESB – Biblioteca, SP, Brasil)

S236b

Santos, Mateus Sales dos Cervejas e refrigerantes / Mateus Sales dos Santos [e] Flávio de Miranda Ribeiro. - - São Paulo : CETESB, 2005. 58 p. (1 CD) : il. ; 30 cm. - - (Série P + L) Disponível em : . ISBN 1. Bebidas - indústria 2. Cervejas - indústria 3.Poluição - controle 4. Poluição - prevenção 5. Processo indústrial – cerveja 6. Processo indústrial - refrigerante 7. Produção limpa 8. Refrigerantes – indústria 9. Resíduos indústriais – minimização I. Ribeiro, Flávio de Miranda. II. Título. III. Série.

CDD (21.ed. Esp.)

663.028 6

CDU (ed. 99 port.) 628.51 : 663

Margot Terada CRB 8.4422

5

TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Opresente documento, editado pela CETESB, tem o intuito de apresentar a empreendedores e demais interessados as principais informações ambientais sobre o setor produtivo em questão, incluindo exemplos de alternativas de reconhecido valor na busca de uma Produção mais Limpa. O sucesso da implementação das medidas aqui propostas no entanto depende de diversos fatores, de forma que a CETESB não seresponsabiliza pelos resultados ou por quaisquer consequências decorrentes do uso das medidas aqui propostas, devendo cada empresa avaliar seu caso individualmente com o devido cuidado, antes da implementação das alterações. Ademais, a descrição dos processos e dos dados apresentados ao longo deste documento são exemplificativos da média do setor, tomados com base em um reduzido número de empresas.Portanto não correspondem necessariamente à realidade de todas as empresas do setor produtivo, e variações podem e devem ocorrer em função de diferenciações de produtos ou rotas de produção, nível tecnológico, idade da planta, entre outros fatores. Desta forma, a CETESB ressalta que os exemplos citados não consistem em determinações legais de nenhuma natureza. Por fim, a CETESB reconhece que todasas empresas devem se empenhar na busca de uma Produção mais Limpa. Porém esta intenção, ou mesmo a adoção de medidas concretas neste sentido, não isenta de forma alguma as empresas do cumprimento da legislação ambiental vigente, tampouco as isenta de quaisquer outros instrumentos normativos dotados de força de lei.

6

APRESENTAÇÃO
É com grande satisfação que, em nome da CETESB, apresentoeste Guia Técnico Ambiental, documento informativo que pretende apoiar as empresas na melhoria ambiental por meio da adoção de medidas de Produção mais Limpa (P+L) em seus processos. Historicamente a CETESB tem o foco de sua atuação voltado às ações de monitoramento do meio (ar, água e solo), licenciamento das fontes potencialmente poluidoras e ao controle ambiental da contaminação, fazendo cumprira legislação ambiental mediante as chamadas medidas de “fim-de-tubo”. Nestes mais de 35 anos de atividade, a atuação da CETESB promoveu notáveis avanços na garantia de um entorno mais limpo e saudável à população, tornando a empresa uma referência ambiental no país e no exterior. Nos últimos anos no entanto uma outra forma de atuação tem se delineado, principalmente como resposta a mudanças naprópria sociedade. A percepção e o reconhecimento da importância da questão ambiental por parte das indústrias tem levado à incorporação de práticas da Produção mais Limpa como uma forma de enfim congregar vantagens econômicas com benefícios ambientais. As empresas têm percebido que a Produção mais Limpa significa, no fundo, a inclusão da variável ambiental nas ações de melhoria das operações, eatuando desta forma sobre seus processos produtivos, muitas delas já reduziram seus resíduos na fonte, obtendo ainda minimização de seus custos de produção. Esta vantagem das medidas de Produção mais Limpa destaca-se ainda mais se contrastada com o alto custo operacional do tratamento e da gestão dos resíduos gerados pelas empresas, o que mostra claramente que esta é uma ferramenta de interessante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bebidas não alcoólicas
  • bebida alcoólica
  • Bebidas alcoólicas
  • bebida alcoólica
  • Bebida alcoólica
  • Bebidas alcoólicas e embriaguez alcoólica:
  • Bebidas Alcoolicas
  • Bebida alcoólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!