Bebidas isotônicas

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Índice

- Introdução
- Desenvolvimento
O que são;
Para que servem;
Indicações;
Contra-indicações;
Quando há necessidade de uso;
Perigos do uso excessivo e indiscriminado;
Tipos de isotônicos.
- Conclusão
- Referencial Teórico ( Bibliografia)










Introdução
Este trabalho foi feito com a finalidade de mostrar o que são as bebidasisotônicas,quando devem ser usadas,quem pode utilizá-las,o perigo do excesso de uso, expondo os tipos de bebidas isotônicas mais presentes no mercado e os benefícios e danos que esses tipos de bebidas causam ao organismo humano.



















Bebidas Isotônicas

O que são bebidas isotônicas?
 As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de moléculas(osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo (280-340 mosmol/Kg) e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea através do processo osmótico. As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar a performance esportiva.

Para que servem?
São usadasprincipalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados.

Indicações
O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto é comum a sua utilização como auxiliarno tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal, e o seu uso para repor líquidos e sais perdidos pela prática de esportes.
A prática esportiva provoca a queima de calorias e a perda de água e sais minerais por meio da transpiração e do aumento da respiração cutânea. Por isso areposição de nutrientes é, além de saudável, fundamental para o bom funcionamento do corpo. Quando o corpo sua, há grande perda de água do sangue, que se torna mais concentrado e fica com nível de sódio mais alto. Isto aumenta a sensação de sede. O consumo de bebida isotônica contendo de 6% a 8% de carboidrato é o mais indicado, principalmente se este for maltodextrina ou frutose, pois mantém umaabsorção lenta de glicose, prevenindo que o movimento cesse e o atleta apresente hipoglicemia. Após o treino e competição, a reidratação é fundamental para aumentar a excreção de substâncias tóxicas. Especialistas orientam que os isotônicos só precisam ser consumidos quando ocorre uma perda de mais de 2% do peso do indivíduo através da transpiração devido a uma grande quantidade de sódio e outrossais que são eliminados e sugere de uma maneira bem prática comparar o peso do indivíduo no início e no final do exercício e descobrir quanto foi perdido de acordo com a equação: 

{ PESO PERDIDO x 100 / PESO CORPORAL }

Caso o maior que 2 deve-se ingerir um isotônico. Se o resultado for menor ou igual a 2, a ingestão de água é suficiente. O resultado da equação indica também a quantidade emlitros, de líquidos que o indivíduo deve ingerir para recuperar-se.

Contra-Indicações
Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas.

Quando há real necessidade de uso dos isotônicos?
As bebidas isotônicas possuem concentrações de eletrólitos semelhante ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápidaabsorção de líquido. Por apresentar baixa quantidade de carboidratos (em torno de 8%) se comparado com outras bebidas (sucos e refrigerantes), não há sobrecarga do aparelho digestivo. Além disso, os carboidratos fornecem energia para os músculos em exercício.Assim, pessoas que praticam atividade física podem fazer uso de isotônicos, mas em quantidades que não sobrecarreguem o organismo. Além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bebidas Isotonicas
  • Bebidas Isotônicas
  • Bebidas isotônicas
  • bebidas isotonicas
  • Bebida Isotônica
  • Bebidas energéticas X bebidas isotônicas
  • bebidas isotonicas e energeticas
  • DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE POTÁSSIO EM BEBIDA ISOTÔNICA POR FOTOMETRIA DE CHAMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!