Bebidas alcoólicas e embriaguez alcoólica:

Páginas: 3 (726 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
Bebidas alcoólicas e Embriaguez alcoólica:

1 - Conceito:

É o conjunto de manifestações psicossomáticas resultantes da intoxicação etílica aguda, de caráter episódico e passageiro. Por outrolado, alcoolismo denomina um conjunto de perturbações orgânicas e psíquicas resultantes do uso imoderado e contínuo do álcool ou etanol.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas leva sempre àembriaguez e até mesmo ao alcoolismo, criando assim problemas de ordem médica, psiquiátrica, psicológica, policial, médico-legal, bem como ações que podem se desdobrar no âmbito dos tribunais.

2 -Classificação das bebidas alcoólicas:

Bebidas fermentadas: apresenta o menor teor alcoólico, por se originarem da fermentação natural de substâncias terciárias (vinho, sidra, cerveja).

Bebidasdestiladas: obtidas por destilação em alambiques, com grande concentração alcoólica (aguardentes, uísque, conhaque).

Bebidas alcoolizadas: conseguidas artificialmente pelo adicionamento de álcool aosprodutos fermentados (vinho do Porto, vinho Madeira).

Embriaguez alcoólica aguda: as perturbações produzidas pelo uso excessivo do álcool estão mais em razão direta da tolerância individual do que daquantidade ingerida.

3 – Manifestações:

Manifestações físicas: congestão das conjuntivas, taquicardia, taquipnéia e hálito alcoólico-acético.

Manifestações neurológicas: alterações doequilíbrio e da marcha (marcha ebriosa ou cerebelar ou atáxica) e perturbações da coordenação motora (ataxia, dismetria, assinergia, disdiadococinesia, disartria, lentidão dos movimentos, inibição relativada sensibilidade tátil, dolorosa e térmica, fenômenos vagais, soluço, vômito, e embotamento das funções sensoriais - baixo rendimento da visão, audição, gustação e olfação).

Manifestações psíquicas:alterações do humor, do senso ético, da atenção, do senso-percepção, do curso do pensamento, da associação de idéias. Pouco a pouco, o indivíduo apresenta atitudes caracterizadas pelo exagero e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Embriaguez alcoolica
  • Embriaguez alcoolica
  • BEBIDAS ALCOOLICAS E NÃO ALCOOLICAS
  • bebida alcoólica
  • Bebidas alcoólicas
  • Bebida alcoólica
  • bebida alcoólica
  • Bebidas Alcoolicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!