beagle

Páginas: 6 (1500 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
A viagem do Beagle

HMS Beagle era um navio da Armada Inglesa que deu a volta ao mundo com Charles Darwin abordo.
A viagem do Beagle durou quatro anos e nove meses, dois terços dos qual Darwin esteve em terra firme.
Ele estudou uma rica variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e conheceu muitas pessoas, entre nativos e colonos. Darwin coletou metodicamente um enormenúmero de espécimes, muita das quais novas para a ciência. Isto estabeleceu a sua reputação como um naturalista e fez dele um dos precursores do campo da Ecologia, particularmente a noção de Biocenose. Suas anotações detalhadas mostravam seu dom para a teorização e formaram a base para seus trabalhos posteriores, bem como forneceram visões sociais, políticas e antropológicas sobre as regiões queele visitou.

Durante a viagem, Darwin leu o livro "Princípios da Geologia" de Charles Lyell, que descrevia características geológicas como o resultado de processos graduais ocorrendo ao longo de grandes períodos de tempo. Ele escreveu para casa que via formações naturais como se através dos olhos de Lyell: degraus planos de pedras com o aspecto característico de erosão por água e conchas naPatagônia eram sinais claros de praias que haviam se elevado; no Chile, ele experimentou um terremoto e observou pilhas de mexilhões encalhadas acima da maré alta o que mostrava que toda a área havia sido elevada; e mesmo no alto dos Andes ele foi capaz de coletar conchas. Darwin ainda teorizou que atóis de coral iam se formando gradualmente em montanhas vulcânicas à medida que estas afundavam nomar, uma ideia confirmada posteriormente quando o Beagle esteve nas ilhas Cocos (keeling).

A passagem de Darwin pelo Brasil foi só o início de uma aventura sensorial e intelectual de cinco anos ao redor da América do Sul. Na Argentina, o deleite deu lugar a uma nova sensação, a dúvida. Em 1833, Darwin ficou intrigada ao ver uma ema (que chamou de pequeno avestruz). Imediatamente, lembrou-se daavestruz africana. Como explicar a existência de espécies parecidas em continentes tão distantes? Na Patagônia, Darwin coletou fósseis de vários animais extintos. Um deles era blindado e do tamanho de um carro. Sua semelhança com o tatu dos pampas saltou aos olhos do naturalista. Esse tatu gigante era o gliptodonte, extinto há 10 mil anos. Quando Darwin achou os restos de um camelo extinto, as peçasdo quebra-cabeça começaram a se encaixar. Aquele animal era muito parecido com o guanaco dos pampas e a lhama andina, apenas muito maior. Estou “tentado a crer que os animais são criados por um tempo definido. O mesmo tipo de relação que a avestruz comum guarda com o (avestruz) pequeno... (une) o guanaco extinto ao recente (...). Se uma espécie se transforma em outra...”
Em 1835, no fim daviagem, Darwin passou algumas semanas nas Ilhas Galápagos, a 1.000 quilômetros da costa do Equador. A fauna do arquipélago impressionou-o. Cada ilha era habitada por uma espécie de jabutis gigantes. Todas eram quase idênticas, à exceção do padrão de desenho de seus cascos. O mesmo acontecia com os iguanas. A espécie de uma ilha árida, por exemplo, se alimentava de cactos. Mas seu litoral abrigavaiguanas-marinhos, comedores de algas. A maior diversidade estava nas aves. A única diferença visível entre a dezena de espécies de tentilhão das diversas ilhas era o bico. Alguns eram grossos para quebrar nozes, outros menores para catar sementes. Havia até um tentilhão vampiro que bebia sangue. Darwin ficou perplexo. Ele conhecia o tentilhão do Equador. Seria ele o ancestral comum de todas as espéciesdas Galápagos? Teriam elas adaptado seus bicos à dieta disponível em cada ilha?

A bordo do barco, Darwin sofria constantemente de enjoo. Em outubro de 1833 ele pegou uma febre na Argentina e em julho de 1834, enquanto retornando dos Andes a Val paraíso, adoeceu e ficou um mês de cama. De 1837 em diante, Darwin passou a sofrer repetidamente de dores estomacais, vômitos, graves tremores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflito De Beagle
  • TRABALHO PROJETO Beagle Bone
  • a viagem de Darwin no beagle por 5 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!