BDII ListaExercicio1

2846 palavras 12 páginas
UNIFESSPA – CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
BANCO DE DADOS II - TURMA: SI-2013
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Analise as afirmativas abaixo.
I. Atributo = dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento. II. Relacionamento = conjunto de associações entre entidades.
III. Modelo de dados = conjunto de atributos e relacionamentos cujos valores distinguem uma ocorrência da entidade das demais.
IV. Cardinalidade de Relacionamentos = É o número (mínimo, máximo) de ocorrências de entidade associadas a uma ocorrência da entidade em questão através do relacionamento.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, III e IV somente. b) I, II e IV apenas. c) Apenas a I. d) Todas estão corretas.

2. Assinale a opção correta a respeito de banco relacional.
a) A cardinalidade associa-se diretamente aos atributos, assim, se determinada tabela apresenta sete atributos, a relação de sua cardinalidade é de 1:7.
b) Na terminologia formal dos modelos relacionais, tupla corresponde a uma linha, e atributo, ao nome da coluna.
c) Os modelos relacionais assemelham-se aos modelos de arquivo, visto que, do mesmo modo que há ordenamento entre atributos em um arquivo, uma relação somente é considerada, matematicamente, como tal, caso nela haja ordenamento de tuplas.
d) Um banco de dados exclusivamente relacional é representado por uma coleção de objetos, métodos e heranças.
e) Uma relação em um banco de dados relacional é a ligação entre duas chaves (primária e estrangeira), não podendo ser considerada uma tabela.
3. Relacione a primeira coluna com a segunda e em seguida identifique a alternativa que apresenta a ordem correta dos números de cima para baixo:
( 1 ) – DDL ( ) - É um subconjunto de comandos SQL que serve para a definição das estruturas de dados de um banco de dados, como por exemplo, criar tabelas, índices, views, etc.
( 2 ) – DML ( ) - É um subconjunto de comandos SQL que permite a DBAs controlar o acesso aos dados de um banco de dados.
( 3 ) – DCL ( ) - É um

Relacionados