BDI Benefícios e despesas indiretas

Páginas: 39 (9526 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO

Nos mais diversos segmentos da construção civil há um número elevado de empresas construtoras concorrentes de preço ofertados ao mercado, no qual, o cliente ou comprador previamente pesquisa preços e negocia a contratação com a base nesta informação. Nesse caso, a empresa vencedora precisa gerenciar seus custos para manter a possibilidade de lucro e manter-se nomercado.
O orçamento de uma obra civil é composto por dois componentes: custo diretos, despesas indiretas e benefícios. Os custos diretos correspondem aos gastos com materiais, mão-de-obra e equipamentos utilizados na execução de um serviço, conforme determinam o projeto executivo, as normas técnicas e os memoriais descritivos. Enquanto que o segundo componente, constituído pelas despesas indiretase acrescido dos benefícios, denominados BDI, é um percentual aplicado sobre o custo direto, e tem como finalidades cobrir as despesas indiretas e o lucro da empresa.
A metodologia convencional utilizada para a elaboração de orçamentos consiste na determinação dos custos diretamente envolvidos para a realização dos serviços e no acréscimo, a estes custos, de um percentual que venha a cobrir osdemais custos e despesas não discriminadas. A determinação desse percentual deve levar em consideração as características e particularidades de cada obra, uma vez que sua incidência, nos custos diretos, será a responsável pela determinação do preço final. Este tem como função, por tanto, espelhar os custos e despesas indiretas envolvidos na realização dos serviços, além de suprir despesaseventuais e garantir a lucratividade prevista pelo construtor.
Esse trabalho procura demostrar os processos de orçamentação, que possam atender as exigências do mercado e que satisfaça a necessidade atual da legalização do processo de contratação dos serviços, enfatizando-se o estudo da formatação do BDI, na determinação do preço de venda nos orçamentos de obras.

2JUSTIFICATIVA

Atualmente, aspequenas, médias e grandes empresas competem entre si nesse mercado para sua sobrevivência, investindo em tecnologias desde a fase de planejamento de uma obra até a sua execução, nos sistemas da qualidade e outros meios e setores da construção civil que se desenvolveram ao longo dos anos, para continuarem ativas no setor da indústria da construção civil.
No entanto, para manterem-se no mercado asempresas necessitam ofertar preços competitivos para execução de obras civis. E para obter êxito nessa concorrência é fundamental reduzir ao mínimo os custos dos serviços com controle adequado de qualidade para obtenção de um retorno financeiro capaz de mantê-las em atividade, com consistência.
Nessa redução de custos e controle das atividades da empresa, torna-se necessária a atenção no processoorçamentário de obras civis pelas empresas. E de acordo com esses autores, a construção civil ressente da falta de um método analítico que determine com a exatidão o preço a propor para os serviços de engenharia. Além disso, faz-se necessário atender aos limites mínimos e determinar, antes do inicio dos serviços de engenharia civil, todas as despesas decorrentes desses serviços (materiais,equipamentos, mão-de-obra, impostos e encargos financeiros, entre outros).
Pelo motivo de atualmente trabalhar em uma área relacionada diretamente com o orçamento de obras privadas e públicas, e identificar as dificuldades para se determinar o preçoexato no mercado da construção civil é que motivou a elaboração do presente trabalho de pesquisa. Além disso, a possibilidade de contribuir noestabelecimento de critérios para a escolha do método mais adequado de calcular o BDI para obras civis despertou o interesse no desenvolvimento desse estudo.
3 OBJETIVOS
Estudar as diferentes metodologias adotadas para a composição dos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) que resultam em diferentes percentuais a ser acrescida nos custos de materiais, equipamentos e serviços. Apresentar os critérios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bonificaçoes e Despesas Indiretas (BDI): Calculo Segundo o TCU
  • Despesas Indiretas
  • BDI
  • BDI
  • Despesas
  • Despesas
  • Despesas no mes
  • Despesas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!