bcv bcvbcv bcv

380 palavras 2 páginas
Artigo 1
ISOLAMENTO, FRACIONAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PAREDES CELULARES DE RAÍZES DE MANDIOCA

A quantidade de 1,5 Kg de mandioca descascada foi homogeneizada com água em um liquidificador, passados por peneira de 150µm e de 62µm, várias vezes, para remoção parcial de amido. Os resíduos foram secos em estufa com circulação de ar a 45°C, moí- dos e passados pela peneira de 150µm. O preparo das amostras foi feito em duas repetições.
Para gelatinizar o amido, dez gramas desse material foi suspensa em 200 ml de água destilada e encubadas em banho-maria com água em ebulição por 20 minutos. Em seguida, as amostras foram resfriadas a 50°C e adicionadas de 50mL de glucoamilase de Rhizopus sp (0,2mg/mL) em tampão acetato 0,1M (pH 4,5) contendo 0,01M de cloreto de cálcio, permanecendo no banho a 50°C por 30min para hidrólise do amido residual. O material centrifugado foi ressuspenso e novamente tratado com glucoamilase e centrifugação até testar negativo para presença de amido com I2 em KI (3% I2 em 4% de solução de KI). Os resíduos sólidos da hidrólise enzimática, constituídos por material de paredes celulares isoladas foram lavados sucessivamente com água destilada, metanol e acetona e secos à temperatura ambiente.
Neste artigo foi utilizado o método de fracionamento segundo NODA et al. [18], em que o material da parede celular foi fracionado com 375 ml de oxalato de amônio 0.25% a 90º C. O extrato foi dialisado (separado) e liofilizado (desidratado), obtendo-se polissacarídeos pécticos e o resíduo obtido foi lavado com água destilada, metanol e acetona, logo após este foi tratado com uma solução de hidróxido de potássio 4,0M contendo 0.1% de boroidrato de sódio. Em seguida, foram dialisados, liofilizados e pesados obtendo a fração hemicelulósico e o resíduo obtido foi lavado com água destilada, metanol e acetona e seco a temperatura ambiente constituindo a α-celulose.
Os açúcares das frações pectina, hemicelulose e α- celulose foram

Relacionados