bcc3 aula 02 aloca o est tica de mem ria

1374 palavras 6 páginas
Curso: Ciência da Computação
3º período
Disciplina: ESTRUTURA DE DADOS
Prof.: Mário Sérgio Sabbag Cunha
Email: mariodoido@gmail.com
AULA 02 – 24/02/2011

1

Resposta do
Exercício

Escreva um programa que imprima um vetor de inteiros na ordem inversa, endereçando os elementos com um ponteiro... void main () { int v[ ] = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 }; int *pi = &v[6]; clrscr(); while ( pi >= &v[0] ) printf( “%d ”, *pi – – ); getch(); }
Será impresso na tela: 7 6 5 4 3 2 1

Alocação
Estática de
Memória

A alocação estática de memória acontece antes que o programa comece a ser executado.

Vetores e
Endereços

Os elementos de qualquer vetor (= array) têm endereços consecutivos na memória do computador.
[Os endereços não são exatamente consecutivos, pois cada elemento do vetor pode ocupar vários bytes. Mas o compilador C trata de acertar as coisas para criar a ilusão de que a diferença entre os endereços de elementos consecutivos vale 1.] Depois da declaração int v[100]; a variável v é, essencialmente, um ponteiro para o primeiro elemento do vetor. Mais precisamente, v é uma espécie de "ponteiro constante": você não pode mudar o valor de v.

Como v contém o endereço do primeiro elemento do vetor, a expressão v+1 é o endereço do segundo elemento, v+2 é o endereço do terceiro elemento, etc.
Se i é uma variável do tipo int, então as expressões v + i e &v[i] têm exatamente o mesmo valor. Portanto,
*(v+i) = 87; tem o mesmo efeito que v[i] = 87;
Para "carregar" um vetor v[0..9] pode-se dizer: for (i = 0; i < 10; i++) scanf ("%d", &v[i]); ou for (i = 0; i < 10; i++) scanf ("%d", v + i);
As duas formas têm exatamente o mesmo efeito.

Uma fila é uma estrutura de dados que admite inserção de novos elementos e remoção de elementos antigos. Mais especificamente, uma fila (= queue) é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há mais tempo.
Em outras palavras, o primeiro objeto inserido na
fila

Relacionados