Bayerich

2328 palavras 10 páginas
BMW
A história :
BMW ( abreviação de Bayeriche Motoren Werke),em português “Fábrica de Motores da Bavieira”, começou com uma origem modesta no dia 7 de março de 1916, quando foi fundada por Karl Friedrick Rapp e Gustav Otto após a fusão de dois fabricantes de motores de avião da cidade de Munique: a Rapp Motorenwerk, que havia sido fundada em 1913,e a Gustav Otto Flugmaschinfabrik.Pouco mais de um ano depois, a empresa foi rebatizada com um nome que mantém até hoje. A primeira guerra mundial proporcionou um crescimento rápido à empresa, que logo construiu amplas instalações a leste do antigo aeródromo de Oberwisenfeld em Munique. Até 1918, forneceu motores para aviões militares. Sua história começou a mudar quando o tratado de Versalhes, assinado após o fim do conflito mundial proibiu à Alemanha de fabricar motores para aviões durante cinco anos.
A BMW então, passou a fornecer motores de quatro cilindros para caminhões e barcos. A empresa deve o sucesso de seus produtos na fase inicial ao visionário engenheiro Max Friz. Um motor de seis cilindros para aviões, desenvolvido por ele,valeu a empresa,em 1919 o primeiro recorde mundial de sua história:o de atitude de vôo, com 9760 metros. Foi ele também que desenvolveu a primeira motocicleta da marca BMW, chamada R 32, com o motor boxer de dois cilindros lançada no salão de Berlim em 1923. Utilizou o princípio de construção mantido até hoje nas motocicletas da marca: boxer e transmissão secundária por eixo cardan.
Porém a BMW precisava se estabelecer no setor dos carros utilitários com menor dimensões. Foi então que em 1928 comprou uma fábrica de carros em Eisenach/ Thuringia e, junto com ela uma lincença para produzir um pequeno automóvel chamado Dixi, baseado no modelo inglês Austin Seven, com o motor de válvulas laterais de 15 cv e 748 cc, que foi rebatizado com nome de Dixi 3/15. O carrinho adquiriu uma grande popularidade, ajudando e muito a superar as dificuldades durante a crise econômica da época.

Relacionados