bauman

Páginas: 4 (915 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
Estes processos estão cada vez mais abertos e a globalização está constituída por seu ”caráter indeterminado, indisciplinado e de autopropulsão dos assuntos mundiais”, portanto, a nova desordemmundial é uma seqüência de ações, que parte da falta de definição dos rumos a serem tomados e quem está no controle, assim como, a falta um centro que una os interesses da civilização. Portanto,globalização nada mais é do que o processo de desordem da economia e das relações sociais. 
A globalização diz respeito a todos e leva a percursos inesperados, não há como planejar os caminhos a seremalmejados, simplesmente eles acontecem da maneira que Wright chamou de “forças anônimas” operando em uma terra sem donos. 
Assim, Bauman identifica a morte da soberania do Estado, que tem de abrir mão do seucontrole para privilegiar a nova ordem mundial. Não se espera do Estado o mesmo papel de outrora, este novo Estado que surge é uma máquina dependente dos processos produtivos. 
Não se supõe emtempos atuais, um Estado que vise uma política fechada que não deslumbre o mercado global. O poder econômico foi extremamente abalado e não existem maneiras de se governar a partir de ideologias políticase interesses soberanos da nação. 
A globalização impõe seus preceitos de forma totalitária e indissolúvel, impondo pressões que o Estado não é capaz de dirimir, ou seja, para Bauman alguns minutosbastam para que as empresas e a Nação entrem em colapso. 
O Estado está despido de seu poder e de sua autoridade, somente lhe restou ferramentas básicas para manutenção do interesse das grandesorganizações empresariais. Cabe, desta maneira, enfatizar que toda essa desorganização tem como ponto culminante, as regras de livre mercado, políticas especulatórias, capital global e um Estado diminuto efraco, que tem como única função a manutenção e criação de processos que mantenham a estabilidade financeira e econômica. 
Hoje as mega-empresas desfrutam de toda a liberdade para realizarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bauman
  • bauman
  • Bauman
  • Bauman
  • Bauman
  • BAUMAN
  • Bauman
  • Bauman

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!