BATIMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS

998 palavras 4 páginas
Neste trabalho iremos analisar o filme Batman o Cavalheiro das Trevas, e especificar a qual tipo de teoria ética alguns de seus personagens pertencem.
Para isso, vejamos cada uma das principais teorias éticas. Iniciando pela teoria Axiológica quese refere a um conceito de valor e escolha do ser humano pelos valores morais e éticos. Essa teoria é responsável por investigar esses valoresconcentrando-se principalmente nos valores morais, nesse contexto, o valor é aquilo que é valorizado pelas pessoas, é uma escolha individual, e produto da cultura de onde o indivíduo está inserido. Depois temos a teoria Teleológica, que sustenta a ideia de que o bem é aquilo para o qual todas as nossas ações, escolhas, etc. tendem, e que o objetivo da moral é alcançar uma vida virtuosa e feliz, a ação correta é aquela que implicará na maior soma possível de prazer. E por ultimo temos a teoria Deontológica que é uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, quais são moralmente necessárias e serve para nortear o que realmente deve ser feito. Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral, sendo assim, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade.
Batman
Batman age de acordo com as três principais éticas durante o filme.
Ele age axiologicamente quando julga que Harvey pode ser o melhor para a sociedade de Gortham City, pois os valores de Harvey são melhores que os seus.
Age teologicamente quando age em combate ao crime organizado, quando tenta capturar o Coringa, quando transforma todos os celulares da cidade em microfones na tentativa de capturar o Coringa, ou quando, no final do filme, assume toda a culpa das mortes decorrentes, pois todas essas ações têm como finalidade promover o bem maior para a sociedade.
Também age deontologicamente quando tem a oportunidade de matar o Coringa, porém não o faz, pois sabe que é contra a lei matar uma pessoa. Batman também segue uma ética deontológica do tipo Kantiana baseada na autonomia quando usa

Relacionados