Baterias

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 7 de julho de 2014
Baterias

(bateria) ato de bater; conjunto de elementos de pilha ou de acumuladores usado como uma única unidade; conjunto de instrumentos musicais de percussão; trem de cozinha; unidade militar de artilharia; fortificação com peças de artilharia
As baterias apresentam uma importância fundamental de infra-estrutura nos sistemas de energia de telecomunicações.
 
As baterias são constituídasde placas positivas e negativas, mergulhadas numa solução aquosa chamada eletrólito (baterias ventiladas) ou mergulhadas em um gel pastoso (baterias seladas).
 
As baterias são responsáveis pela garantia do fornecimento de energia ininterrupta para a carga. Em uma falha no fornecimento de energia pelo sistema de retificadores, seja por defeito ou falta de energia distribuída pelaconcessionária, as baterias garantem o fornecimento de corrente contínua, além de melhoria do "ripple" dos retificadores no sistema.
 
É considerado um banco de bateria, um conjunto constituído de diversos elementos de bateria ligados em série. De acordo com o número de elementos ligados em série, é determinada a tensão do banco: +24V, -48V.
Sendo como +24V tendo o negativo aterrado.
Sendo como -48V tendo opositivo aterrado.


As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, laptops , MP3 players, carros, computadores, etc. Uma bateria é composta por produtos químicos que produzem elétrons, as reações químicas provenientes deste processo são chamadas de reações eletroquímicas. 

Energia DC: Capacidade do sistema
 
Capacidade em Ampére-Hora da bateria
 
A capacidade defornecimento de energia é definida em ampère-hora.
 
A capacidade ou autonomia, no sistema, depende de alguns fatores, tais como: corrente do consumidor (carga instalada: central telefônica, rádio, etc), número de bancos de baterias, capacidade do banco (dado em Ampère hora/10 horas), condição da capacidade da bateria (se a mesma está em condições de fornecer 100% de sua capacidade).
 
Em algumaslocalidades, ainda é possível encontrar centrais telefônicas do tipo eletromecânicas. Estas por possuírem uma variação muito grande de corrente, deve ser considerada a corrente de HMM (Horário de Maior Movimento), para se determinar a autonomia do sistema.
 
O cálculo para autonomia do sistema, deve ser considerado a corrente do consumidor e a autonomia da bateria, por exemplo:
 
Bateria de300Ah/10hs - Corrente Consumidor 15A.
 
Previsão de autonomia de:
300
= 20hr
15

 
Capacidade da Bateria
 
Considera-se uma bateria ideal, a que possui 100% de sua capacidade nominal.
 
Com o passar dos anos, devido ao número cargas, descargas e cargas incompletas, ocorre à perda da capacidade total do banco, considerando que quando a bateria chega a 80% da sua capacidade, chega-se o fim davida útil da bateria.
 
Para se determinar à capacidade da bateria, deve-se aplicar um teste, para se analisar a curva característica de descarga.
 
Este teste se constitui na desconexão da baterias e efetuar uma descarga, com o auxiliar de uma carga externa, até a tensão de 1,75V/elemento.
 
Para isso é essencial a curva característica da bateria, que pode ser encontrada no manual dofabricante.
 
A descarga deve ser realizada com o auxilio de uma carga externa resistiva.
 
Podemos utilizar diversos tipos de descargas, de acordo com cada bateria, por exemplo, uma bateria que apresenta a tabela abaixo:
 
BATERIA
QUALQUER
CAPACIDADE EM Ah -
Descarga de 1,75V/elem.ref.25°C

10h
8h
5h
3h
1h
150Ah/10h
150A
144A
129A
106A
72A
 
Interpretando a tabela:
Para umadescarga de 10h, necessitamos consumir 150A, ou 15A por hora;
Para uma descarga de 5h, necessitamos consumir 129A, ou 25,8A por hora;
Para uma descarga de 1h, necessitamos consumir 72A em uma hora.
Para se calcular a capacidade, devemos medir a tensão em um determinado tempo, por exemplo no teste de 10h, podemos medir a tensão em cada hora e então comparar com a curva característica do manual, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • baterias
  • Baterias
  • Baterias
  • bateria
  • Bateria
  • bateria
  • bateria
  • Baterias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!