BATCHEN, Geoffrey. História de Assombração: Os Princípios e os Fins da Fotografia

571 palavras 3 páginas
FICHAMENTO
BATCHEN, Geoffrey. História de Assombração: Os Princípios e os Fins da Fotografia.
Tradução: Alves, Monica.

(p. 01) "O que segue é uma história sobre a relação entre cultura e tecnologia. Ela diz respeito, portanto, a uma questão de vida ou morte.
Hoje, pouco mais e 150 anos depois, todos parecem querer falar da morte da própria fotografia." (BATCHEN).

(p. 01) "[...]o público passará a desconfiar cada vez mais da capacidade da fotografia de representar a verdade objetiva. A fotografia, deste modo, perderá seu poder de transmissor privilegiado de informação. Dada a proliferação de imagens digitais que se parecem exatamente com fotos, a fotografia ter usurpada sua identidade cultural como um meio de características específicas." (BATCHEN).

(p. 02) "A fotografia, portanto, encontra-se diante de duas crises aparentes, uma tecnológica (a introdução de imagens computadorizadas) e outra epistemológica (relacionada às transformações mais amplas da ética, do conhecimento e da cultura.)
Exposições repetidas acarretavam a inevitável perda de camadas espectrais, ou seja, da própria essência da vida." (BATCHEN).

(p. 02) "[...]a fotografia insistia em que, se a pessoa queria parecer viva numa foto, ela primeiro tinha que se fingir de morta." (BATCHEN).

(p. 02-03) "Como Delaroche previu, a introdução da fotografia nas capitais da Europa Ocidental significou o fim para muitas indústrias tradicionais de produção de imagem. A pintura em miniatura, por exemplo, foi rapidamente extinta com o surgimento dos retratos exatos e brilhantes, magicamente baratos, do daguerreótipo." (BATCHEN).

(p. 03) "Walter Benjamin argumenta que a fotografia apressaria o fim do próprio capitalismo, transformando inexoravelmente a aura de autenticidade num bem de consumo." (BATCHEN).

(p. 04) "Para Talbot, a fotografia é o desejo de uma conjunção impossível entre transitoriedade fixidez, uma simultaneidade visual do efêmero e do eterno. Ela é uma coisa Emblemática, onde

Relacionados