Batalha

Páginas: 2 (360 palavras) Publicado: 16 de março de 2015
Batalha
É um episódio bélico, cujo tema é uma das batalhas mais emblemáticas da nossa história e da nossa importância como Nação.

Trata-se de um episódio bélico que relata a Batalha travada nobaixo Alentejo entre o exército lusitano e os dos mouros que ocupavam a região.
A desproporção das forças em conflito, aparição de Cristo a D. Afonso Henriques, a fé inabalável do rei e a sua capacidadede chefiar e inflamar os ânimos dos combatentes são os aspectos que contribuem para a mistificação deste herói. Não está em causa a força anímica e a capacidade de chefia de D. Afonso Henriques, mas ocumprimento de uma missão que o transcende e que foi confiada por deus ao povo de que era rei: a dilatação da fé cristã. A determinação com que cumpriu esse objectivo deu ao primeiro rei de Portugal oestatuto de símbolo da luta contra os infiéis.

Figuras de estilo
Quanto as figuras de estilo, escolhi referir apenas algumas que achei mais importantes:
A perífrase na estancia 44 (“a formosa eforte Dama,/ De quem tanto os Troianos se ajudaram,”), que o poeta usa para se referir à rainha das míticas amazonas; na estancia 45 (“A matutina luz serena e fria,/ As estrelas do Pólo já apartava” parase referir à madrugada.

O herói de Ourique
Apesar de ser uma batalha, ou seja, uma ação coletiva, o herói é D. Afonso Henriques. A desproporção dos guerreiros, a capacidade de liderança de D. Afonso,e sobretudo a aparição de Cristo e consequente aclamação do rei são os aspetos que contribuem para a mitificação deste herói individual que integra o herói coletivo de Os Lusíadas.
Valor simbólico doepisódio «Mais do que a derrota dos mouros pelos cristãos, o que é significativo é o sinal dado pela aparição: Portugal nasce como uma nação assinalada, escolhida por Deus para a luta contra osinfiéis e é a D. Afonso Henriques que é confiado o cumprimento da missão que o transcende. A aparição de Cristo e a consequente aclamação do reino e do rei conferem, assim, a este episódio, um profundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • batalha
  • as batalhas
  • BATALHAS
  • Batalha
  • batalhas
  • Batalha espiritual
  • a batalha do ftz
  • Batalha de Cachoeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!