bastao naiper

292 palavras 2 páginas
Jonh Napier, (Edimburgo, 1550 — 4 de abril de 1617),foi matemático, físico, astrônomo, astrólogo e teólogo. Era um defensor das reformas protestantes. Napier ficou mais conhecido como o descodificador do logaritmo natural (ou neperiano) e por terpopularizado o ponto decimal.
Ingressou na Universidade de St. Andrews aos 13 anos de idade, e interessou-se por matemática e teologia. Porém, foi como matemático que ele mais se destacou. A suarealização mais importante foi a descoberta dos logaritmos, artifício que simplificou os cálculos aritméticos e assentou as bases para a formulação de princípios fundamentais da análise combinatória.No inicio do séc. XVII, com a intenção de facilitar cálculos matemáticos, inventou uma tabela de multiplicação, gravada em bastão, que permitia multiplicar e dividir de forma automática, chamadade” Ossos de Napier”.
John Napier foi um escocês nascido em 1550 e falecido em 1617, foi criador do Ossos de Napier e também do logaritmo. Existe uma unidade em telecomunicações, o naper, que temeste nome em sua homenagem.

Bastões de Napier

No inicio do séc. XVII, com a intenção de facilitar cálculos matemáticos, Napier inventou uma tabela de multiplicação, gravada em bastão, quepermitia multiplicar e dividir de forma automática, chamada de ”Ossos de Napier”. Os Bastões de Napier também são conhecidos como Ossos de Napier, expressão dada porque o material utilizado para fazê-loera de marfim. Com isso, evitou a memorização de tabuadas e auxiliou ao uso de logaritmos, em execução de operações aritméticas como multiplicações e divisões longas.
O Bastão de Napier foi oprecursor da Régua de Cálculo, onde já era utilizado desde o séc. XVI, mas seu registro só ocorreu em 1614.

Relacionados