Basquetebol

Páginas: 9 (2174 palavras) Publicado: 9 de março de 2015
Basquetebol

Valdo Romão 10ºPB2 Nr.14


Professora Cristina Carmo



















Escola Alves Redol




Índice

História do Basquete - página 3;


Regulamento - página 4 a 6;


Terreno de jogo - página 7 a 8;


Tipos de passe - página 9 a 10;


Tipos de drible - página 11 a 12;











































História

O basquetebol é uma modalidade desportiva colectiva, que foiinventada nos Estados Unidos pelo professor de Educação Física James Naismith em 1891 na cidade de Springfield no estado de Massachusetts.

Ele teve essa ideia porque os seus alunos, com o tempo chuvoso de Inverno, começavam a mostrar desinteresse pelas aulas de ginástica, que era a única actividade que se podia praticar dentro do ginásio.

Ele rejeitou logo a ideia de criar um jogo queutilizasse pés ou com muito contato físico, pois poderia tornar-se violento num pequeno ginásio.

Logo, escreveu 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos em cada extremidade do ginásio, a uma altura equivalente a 3,05 metros, que se mantem até hoje.















Regulamento

Início do jogo – O jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversáriosno círculo central, cuja só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.

Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de 15 minutos entre o segundo e o terceiro período, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo períodos e entre o terceiro e o quarto períodos. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempreque o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.

Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não épermitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas.

Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através da rede ou que fique lá presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,15m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

Empate – Osjogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.

Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar o maior número de pontos no tempo regulamentar.

Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, e não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executantedo lance livre; não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.






Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa não tenha cometido mais do que 4 faltas colectivas durante o período, caso contrário é concedido aojogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.

Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa esteja na posse da bola.

Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Basquetebol
  • Basquetebol
  • Basquetebol
  • O basquetebol
  • Basquetebol
  • basquetebol
  • Basquetebol
  • basquetebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!