Basquetebol

Páginas: 12 (2893 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 
Introdução
No ano de 1981, o tema do debate da Associação H Cristã da Juventude – Young Men Christian Association (Y.M.C.A.) – era o panorama da Educação Física nas atividades de todas as delegações da Associação. Desta reunião saiu como preocupação dominante à modificação das atividades durante os meses de inverno.
O diretor de Educação Física do Springfield College, Dr. LutherGulick, convidou o professor James Naismith (1861-1939) para solucionar o problema e criar uma atividade que satisfizesse o interesse dos alunos.
Depois de uma pesquisa sobre diversos jogos, Naismith fixou cinco princípios básicos de jogo, que deram origem às treze regras fundamentais do basquetebol, publicadas em Novembro de 1892:
- A bola só podia ser jogada com as mãos
- O alvo devia serhorizontal e elevado
- Era proibido o contato pessoal
- Os jogadores podiam apoderar-se da bola em qualquer momento
O jogo devia ser dirigido por dois juízes e a sua duração era de 30 minutos, divididos em duas partes iguais, com um intervalo de 5 minutos. Vencia o jogo a equipe (9 jogadores, pelo fato de a classe ser constituída por 18 alunos) que fizesse mais pontos. No caso de empate, o jogocontinuava até que uma das equipes marcasse ponto. O primeiro jogo realizou-se em Dezembro de1891, no Springfield College, nos Estados Unidos, e foi um êxito.
Um aluno, Frank Mahan, propôs a James Naismith o nome de Basketball, pelo fato de ser jogado com cestos e bola, obtendo a sua concordância.
Em setembro de 1934, foi criada a Federação Internacional de Basquetebol e, em 1936, entrou para ocalendário olímpico, nos jogos Olimpicos de Berlim. Mais tarde, em 1976, o basquetebol feminino fez parte do calendário olímpico pela primeira vez.
Em Portugal, no dia 17 de Agosto de 1927, é criada a Federação Portuguesa de Basquetebol (F.P.B.), no Porto, com a responsabilidade da organização do basquetebol amador.
A partir da época 1993-1994, o basquetebol profissional é gerido pela Liga de Clubesde Basquetebol (LCB), o órgão autônomo. Atualmente, há 12 clubes profissionais masculinos.
Objetivo do Jogo
O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.
A competição é dirigida por:
Trêsárbitros – têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo
Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução deuma jogada.
Posições
São usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e um armador.
Armador ou base é como o cérebro dos jogadores. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola. Em inglês essa posição é conhecida como point guard ou simplesmente PG.
Ala e ala/armador ou extremos jogam pelos cantos. Afunção do ala muda bastante. Ele pode ajudar a base, ou fazer muitas cestas. Em inglês essas posições são conhecidas como small forward ou simplesmente SF e shooting guard ou simplesmente SG.
Ala/pivô e Pivô ou postes são, na maioria das vezes, os mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitos afundaços (enterradas) e bandejas, e na defesa ajudam muito com ostocos. Em Inglês essas posições são conhecidas como power forward ou simplesmente PF e center ou simplesmente C.
Regulamento (FIBA)
Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Basquetebol
  • Basquetebol
  • Basquetebol
  • O basquetebol
  • Basquetebol
  • basquetebol
  • basquetebol
  • Basquetebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!