Basquetebol

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014

Educação Física













Indicie





Introdução
O Basquete é um desporto coletivo, criado em 1891, criado por um professor, que pensava, que era preciso ter um desporto para praticar, na altura do inverno, em sítios cobertos, mas que também se podia jogar com bom tempo na rua, que desafia-se os alunos.
Neste trabalho pretendo dar a conhecer mais sobre estedesporto coletivo, as suas regras, os campos, os jogadores, as técnicas etc….

História do Basquetebol
O Basquetebol surgiu em 1981, quando Luther Halsey pensou, na prática, de se fazer um desporto mesmo durante o inverno, pois nessa época de chuva não se podia fazer desportos na rua.
Com uma junção de ideias com o professor James Naismith conseguiu-se chegar a conclusão de um jogo (OBasquetebol), que tinha como objetivos: não ser um jogo violento, e que estimulasse os alunos durante o Inverno.
Com essa reunião de ideias, chegou-se à conclusão que o alvo deveria ficar a 3,5m onde se imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de pegar na bola que fosse lançada ao cesto, pôs-se então dois cestos furados por baixo em cada extremidade do ginásio à altura pretendida e o objetivo dojogo era introduzir a bola no cesto da equipa adversária usando as mãos.

Surgiram então as primeiras regras, era proibido o contacto com os adversários. Os jogadores não podiam dar mais de dois passos com a bola na mão. As regras foram entretanto mudando e evoluindo até aos nossos dias.
Os Alunos ficaram interessados por um novo jogo e começaram a gostar mais das aulas de educação física. Entãoo nome escolhido para este jogo foi “basketball”, pois era um jogo jogado com cesto e com bola.
Esta modalidade foi incluída nos jogos olímpicos em Berlim em 1936, sendo o inventor desta modalidade o primeiro a lançar a bola ao ar.

Processamento de Jogo
Posições de Jogo
O basquetebol é um jogo coletivo, jogado entre 2 equipas, cada uma delas é constituídas por:
- 12 Jogadores (5efetivos e 7 suplentes)
- Base
- Extremos
- Postes





As substituições do jogo são ilimitadas, podendo entrar e sair jogadores conforme o necessário.

Campo de Jogo
O Jogo realiza-se num campo retangular, que tem de dimensão 28m x 15m, limitado por duas linhas laterais e duas linhas de fundo, onde se encontram as tabelas com os cestos.






Objetos de Jogo
Existem 2 objetosque não podem faltar num capo de basquetebol, a bola, que é uma esfera revestida de cabedal e borracha.
Os cestos que estão colocados nas extremidades dos campos, fixados a 3,50 m do chão.











Objetivos de Jogo
O objetivo de jogo é colocar a bola no cesto da equipa adversária, para marcar pontos, e simultaneamente, evitar que o contrário aconteça.

Duração do Jogo
O jogodivide-se em 4 partes, cada uma delas com 10 min cada, com intervalo de 2 minutos, na pausa da 2ª para a 3ª parte, o período de intervalo dura 15 minutos

Regras do Jogo
O jogos de basquetebol, são dirigidos por 6 juízes, três árbitros, que são encarregues de confirmar se as regras do jogo são cumpridas, e por três oficiais de mês, que desempenham três funções diferentes :
- 1 marcador: regista a pontuação de cada equipa e as suas faltas
- 1 Cronometrista: encarregue do controlo do tempo de jogo e dos descontos de jogo
-1operador de 24 segundos : controla o tempo limite que cada equipa dispõe para a posse de bola
Além desta regra existem mais 12 regras básicas de jogo:
A bola pode ser lançada para qualquer lado com uma, ou com as duas mãos.
A bola pode ser cortada coma mãos mas nunca com os punhos.
Os jogadores nunca poderão correr com correr com a bola nas mãos. Devem lança-la da posição onde se encontram.
As mãos são a única parte do corpo que podem segurar a bola.
É proibido cortar o adversário com os ombros, puxar, empurrar ou impedir a sua movimentação. Toda infração a esta regra será considerada falta. Em caso de repetição, o jogador reincidente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Basquetebol
  • Basquetebol
  • Basquetebol
  • O basquetebol
  • Basquetebol
  • basquetebol
  • Basquetebol
  • basquetebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!