BasesBio

5658 palavras 23 páginas
BASES BIOLÓGICAS
ÁGUA
Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, e por ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, à determinada pressão.
Calor específico: quantidade de calor que um grama de uma substância deve absorver para elevar sua temperatura em 1° C, sem que haja mudança de estado físico.
Calor latente de vaporização: quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.
Calor latente de fusão: quantidade de calor necessária para transformar um grama de uma substância no estado sólido para o estado líqüido, na temperatura de fusão.
A vaporização pode ocorrer de três maneiras:
•Evaporação:
Processo lento e à temperatura ambiente. Ex: roupa deixada no varal para secar.
•Ebulição: Processo que ocorre a uma temperatura fixa. Ex: água fervendo. PE= 100o C a 1 atm
•Calefação: Processo rápido de vaporização. Ocorre quando a fonte de calor está a uma temperatura muito maior do que a temperatura da substância. Ex: gota de água sobre uma chapa muito quente.
Sublimação Tal processo só ocorre em condições adequadas de temperatura e pressão (CNTP). Ex.de sublimação nas CNTP: naftalina, gelo seco e iodo.
A água é o meio onde ocorrem as reações bioquímicas. Ela permite a movimentação dos produtos destas reações, para dentro ou para fora das células.
A água participa de muitas reações inorgânicas de caráter ácido-base.
OBS: A água é anfótera, ou seja, pode se comportar tanto como um ácido (doador de prótons) ou como uma base (receptora de prótons).
•A água é oxidada para produção de O2, na fotossíntese.
•Novas moléculas de água são produzidas na respiração aeróbica, pela redução do O2 .
- Calor específico elevado: É difícil esquentar ou esfriar a água.
- Calor latente de vaporização elevado: Ela “rouba” bastante calor quando evapora, pois para isso é preciso romper as ligações de hidrogênio. Graças a isso pode resfriar

Relacionados