Bases

Páginas: 7 (1749 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
CT Vespasiano/ unidade conveniada CEFET-MG

Trabalho de recuperação 2º ano integrado ELE/MECA
Disciplina: Química
Professora: Jaqueline
Valor: 24 pontos

Questão 1 – Considere duas soluções aquosas de NaNO3 a 20 ºC, cada qual contendo 100 g e H2O, cujo coeficiente de solubilidade seja 88 g de NaNO3/100 g de H2O.a) Para que a solução I seja considerada insaturada a 20 ºC, a quantidade de NaNO3 dissolvida deve ser igual a 88 g ou maior ou menor que 88 g?

b) Para que a solução I seja considerada saturada a 20 ºC, a quantidade de NaNO3 dissolvida deve ser igual a 88 g ou maior ou menor que 88 g?

c) Para que a solução I seja considerada supersaturada a 20 ºC, a quantidade de NaNO3 dissolvida deveser igual a 88 g ou maior ou menor que 88 g?

d) A solução II, a 20 ºC encontra-se não-saturada, saturada ou supersaturada?

e) Se a massa do frasco for igual a 200 g e a massa do corpo de fundo for de 12 g, qual será a massa total do sistema a 20 ºC?

Questão 2 - Considere o esquema a seguir, do qual foram retiradas três alíquotas A,B,C, a partir de uma mesma solução aquosa.a) Qual a massa de soluto existente no recipiente A?
b) Calcule a concentração em g/mL da solução contida no recipiente B.
c) Forneça a concentração em mg/cm3 da solução contida no recipiente C.
d) Se toda a água presente na solução original, após a retirada das três amostras,fosse evaporada, qual seria a massa de soluto obtida?





Questão 3:
Observe o frasco abaixo quecontém uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4),utilizada em laboratório, e responda às questões a seguir, sabendo que o volume da solução contida no frasco é 2,0 L.

a) Qual o número de mol do soluto presente nessa solução?
b) Determine a massa de soluto presente nessa solução.
c) Qual é o volume dessa solução que contém 0,01 mol de H2SO4?
d) Calcule a massa de soluto presente em 500 mLdessa solução.
(Dado: massa molar do H2SO4 = 98 g mol–1)

Questão 4:
(UFPI) Um analgésico em gotas deve ser ministrado em quantidades de 3 mg por quilograma de massa corporal, não podendo, entretanto, exceder 200 mg por dose. Sabendo que cada gota contém 5 mg de analgésico, quantas gotas deverão ser ministradas a um paciente de 70kg?

Questão 5:
Bem de manhã, Dina foi muito enfática: “Nãose esqueça de verificar o resultado do exame de sangue do Pipetão antes de escolher a ração adequada. Lembre-se que os níveis de uréia e de creatinina são importantes na avaliação da saúde do animal!” Omar deu uma olhada no exame e o resultado indicava 1,20 x 10-4 mol de creatinina por litro de sangue. Os valores de referência, como Rango sabia, seriam aceitáveis na faixa de 0,5 a 1,5 mg dL-1. Acomparação permitiu que ele decidisse entre uma ração normal e uma indicada para cães com insuficiência renal. Qual o tipo de ração escolhido por Omar na alimentação do Pipetão? Justifique.

Fórmula estrutural da creatina:


Questão 6:
(Fuvest-SP) A concentração de glicose (C6H12O6) na urina é determinada pela medida da intensidade da cor resultante da reação deste açúcar com o ácido 3,5dinitrosalicílico. O gráfico mostra a relação entre a concentração da glicose em solução e a intensidade da cor resultante.

a) Calcule a concentração, em gramas por
litro, de uma solução de glicose que, após
a reação, apresenta intensidade de cor
igual a 0,8.
b) Calcule o número de mol de glicose contido
em 150 mL dessa solução.
(massa molar da glicose = 180 g/mol)


Questão 7:(FMTM-MG) Os metais pesados apresentam o fenômeno de bioacumulação, isto é, suas concentrações aumentam, progressivamente, ao longo da cadeia alimentar. A agência ambiental americana EPA (Environmental Protection Agency), em 1993, publicou uma lista de reservatórios de água potável que excediam os níveis de 15 ppb (partes por bilhão) de chumbo. Centenas de cidades e vilarejos tinham níveis mais altos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BASE
  • bases
  • Bases
  • Base
  • Em Base
  • as bases
  • Bases
  • bases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!