Bases psicopedagógicas da educação: A nova extrutura familiar modificou a aprendizagem?

1135 palavras 5 páginas
Bases psicopedagógicas da educação: A nova extrutura familiar modificou a aprendizagem?

A estrutura familiar tradicional vem mudando em diversos lugares do mundo, pais com menos filhos podem oferecer melhores condições à sua prole; no entanto, como essas alterações afetam a educação dessa nova geração de “filhos únicos”?
Famílias antes com seis componentes (pai, mãe e quatro filhos) hoje somente são comuns em áreas rurais e “atrasadas”, onde ainda não há planejamento familiar e, também, os filhos são, de certo modo, necessários na lida rural. Em grande parte, a responsabilidade dessa mudança é de algumas políticas governamentais. Temos o exemplo da China, que viveu um período de crescimento populacional bastante lento até 1949 devido a altas taxas de mortalidade e baixas taxas de natalidade e após iniciativas para conter as doenças e incentivos à concepção houve um aumento populacional. No entanto, esse aumento foi maior do que o esperado (50 milhões em quatro anos), o que gerou a atitude inversa: conter o crescimento populacional (Barbara Rogoff). Desde o final da década de 1970 a China vive sob um forte controle de natalidade e aborto, a política do filho único. Entretanto, como essas modificações são bastante rápidas, torna-se difícil acompanhar o reflexo delas na educação infantil.
O Brasil, assim como a China, sofreu uma transformação familiar bastante grande na última década, em 2000 a taxa de fecundidade (filho/mulher) era de 2.38, já no censo de 2010 a taxa apresentada foi de 1.86. A mesma mudança que ocorreu na europa, por exemplo, ocorre nas famílias brasileiras de maneira um pouco mais tardia. Isso nos dá a vantagem de poder observar culturas em que essas alterações ocorrem há mais tempo e aprender sobre as influências que acarretam nas nossas crianças. Assim como o tamanho dos novos apartamentos urbanos tem sofrido alterações devido a esse novo padrão, a educação tampouco deve estagnar-se.
A principal mudança ocorrida vem na fase

Relacionados