Bases ontológicas do pensamento e atividades humanas

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

“Se analisássemos bem as constantes teóricas dos grupos dirigentes políticos, militares e econômicos de nosso tempo, descobriríamos que elas - consciente ou inconscientemente - são determinadas por métodos de pensamento neopositivistas.” (Pág. 1)

“Limitar-nos-emos a declarar simplesmente que as consideramos como extremamente problemáticas, bastando-nos recordar os últimos desenvolvimentosde um conhecidíssimo iniciador dessa corrente, como Sartre, para que fiquem registradas, quando menos, tal problemática e tal orientação.” (Pág. 2)

“Na história da filosofia, como se sabe, raramente o marxismo foi entendido como uma ontologia.” (pág. 2)

“A ontologia marxiana afasta daquela de Hegel todo elemento lógico dedutivo
e, no plano da evolução histórica, todo elemento teleológico.”(pág. 2)

“Em Marx, o ponto de partida não é dado nem pelo átomo (como nos velhos materialistas), nem pelo simples ser abstrato (como em Hegel). Aqui, no plano ontológico, não existe nada análogo.” (pág. 3)

“Em primeiro lugar, o ser em seu conjunto é visto como um processo histórico;” (Pág. 3)

“ (...) As categorias não são tidas como enunciados sobre algo que é ou que se torna, mas sim comoformas moventes e movidas da própria matéria: "formas do existir, determinações da existência". (Pág. 3)

“Aqui nos interessa apenas estabelecer que Marx entendia a consciência como um produto tardio do desenvolvimento do ser material.” (Pág. 3)

“Quando se diz que a consciência reflete a realidade e, sabre essa base, torna possível intervir nessa realidade para modificá-la, quer-se dizer quea consciência tem um real poder no plano do ser e não - como se supõe a partir das supracitadas visões irrealistas - que ela é carente de força.” (Pág. 3)

“Para que possa nascer o trabalho, enquanto base dinâmico-estruturante de um novo tipo de ser, é indispensável um determinado grau de desenvolvimento do processo de reprodução orgânica” (Pág. 4)

“A essência do trabalho consisteprecisamente em ir além dessa fixação dos seres vivos na competição biológica com seu mundo ambiente.” (Pág. 5)

“ (...) o produto, diz Marx, é um resultado que no início do processo existia "já na representação do trabalhador", isto é, de modo ideal.” (Pág. 5)

“Talvez surpreenda o fato de que, exatamente na delimitação materialista entre o ser da natureza orgânica e o ser social, seja atribuído àconsciência um papel tão decisivo.” (pág. 5)

“ (...)só conseguem adquirir um verdadeiro sentido quando se atribui e precisamente no plano ontológico - um papel ativo à consciência.” (Pág. 5)

“Com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem através do trabalho, como um ser que dá respostas.” (Pág. 5)

“o homem torna-se um ser que dá respostas precisamentena medida em que - paralelamente ao desenvolvimento social e em proporção crescente – ele generaliza, transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los;” (Pág. 5)

“Com o trabalho, portanto, dá-se ao mesmo tempo - ontologicamente – a possibilidade do seu desenvolvimento superior, do desenvolvimento dos
homens que trabalham.” (Pág. 6)

“ (...) porqueesse mundo circundante é transformado de maneira consciente e ativa, o trabalho torna-se não simplesmente um fato no qual se expressa a nova peculiaridade do ser social, mas, ao contrário - precisamente no plano ontológico -, converte-se no modelo da nova forma do ser em seu conjunto.” (Pág. 7)

“ (...)Todo ato social, portanto, surge de uma decisão entre alternativas acerca de posiçõesteleológicas futuras.” (Pág. 7)

“Marx delineia corretamente essa condição, dizendo que os homens são impelidos pelas circunstâncias a agir de determinado modo "sob pena de se arruinarem". (Pág. 8)

“No trabalho, ao contrário, o ser-para-nós do produto torna-se uma sua propriedade objetiva realmente existente: e tratase precisamente daquela propriedade em virtude da qual o produto, se posto e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: As bases ontológicas do pensamento do homem
  • A FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
  • A FORMAÇÃO HUMANA NA PRESPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA
  • formacao humana na perspectiva historica ontologica
  • A base dos pensamentos social brasileiro
  • DISCIPLINA pensamento e linguagem humana
  • PENSAMENTO, CRENÇAS E COMPLEXIDADE HUMANA
  • Etica e bases humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!