Bases genéticas da evolução

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 30 de maio de 2012
Bases Genéticas da Evolução

Evolução é um conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies. Cada população apresenta determinado conjunto gênico, que é o conjunto de todos os genes presentes nessa população e que pode ser alterado de acordo com esses processos evolutivos. Assim, quanto maior for esse conjunto gênico, maiorserá a variabilidade genética nesta população e maior a chance desta sobreviver às mudanças inesperadas no seu habitat.
Sabe-se que uma população está evoluindo quando se verificam alterações na frequência de seus genes. Os principais fatores evolutivos capazes de atuar sobre o conjunto gênico da população e consequentemente sobre a frequência de seus genes são os fatores que tendem a aumentar avariabilidade genética da população (mutação) e fatores que alteram a variabilidade genética já estabelecida (migração, deriva genética e seleção natural). Pode-se dizer então que as mutações são a única fonte de variabilidade genética, pois os outros fatores de evolução apenas rearranjam a variabilidade criada pelas mutações, mas não criam nada novo.
As mutações podem ser cromossômicas ougênicas. As mutações gênicas originam-se de alterações na sequência de bases nitrogenadas de determinado gene durante a duplicação da molécula de DNA. Essa alteração pode ocorrer por perda, adição ou substituição de nucleotídeos, o que pode originar um gene capaz de codificar uma proteína diferente da que deveria ter sido codificada.
As mutações cromossômicas podem ser alterações na forma ou nonúmero dos cromossomos. As mutações na forma são alterações no arranjo de genes no cromossoma (delecções, duplicações, inversões ou translocações). Já as mutações numéricas são a alteração do número de cromossomas, por exemplo monossomias (2n-1), polissomias (2n+1) ou nulissomias (2n-2). Juntas, as mutações gênicas (pontuais) e as cromossômicas contribuem em grande parte para a variabilidade dasespécies.
As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente e nem evolução significa um aperfeiçoamento, uma direção em relação ao melhor ou em direção à complexidade. Na verdade evolução, trata-se apenas de um mecanismo natural de adaptação, que faz com que as espécies possam melhor se adaptarem a modificações do ambiente em função de sua variabilidade.
As mutações ocorreremespontaneamente ou podem ser provocados por agentes mutagênicos como radiações, raio X, temperatura, gás mostarda, formol, alguns vírus, entre outros e por seleção natural, são mantidas quando adaptativas (seleção positiva) ou eliminadas quando prejudiciais (seleção negativa), podendo ser deletérias ou mesmo letais. Podem ocorrer em células somáticas ou em células germinativas e neste último caso são defundamental importância para a evolução, pois são transmitidas aos descendentes. As mutações espontâneas são as mais comuns mas ainda assim ocorrem numa frequência muito baixa e serão transmitidos à descendência igualmente em frequência muito abaixa. Além disso, 24% do código genético é redundante, o que reduz ainda mais esta frequência.
A mutação cria novos genes e origina indivíduos geneticamentevariados de uma população, alterando as frequências gênicas da população. A seleção natural entra no processo favorecendo os indivíduos que portam determinados conjuntos gênicos, os quais tem maior tendência a sobreviver e portanto se reproduzir mais que os outros. Se a mutação for neutra (sem efeito benéfico ou prejudicial) pode persistir durante muitas gerações. Em função da atuação desses e deoutros fatores evolutivos, a composição gênica das populações se modifica ao longo do tempo.
A evolução é resultado, portanto, de outros fatores de evolução, como a seleção natural , que exerce uma ação sobre a população, logo sobre os indivíduos portadores de mutações.
A taxa de mudanças evolucionárias na população depende da taxa de diversidade genética (heterozigose), tal que uma baixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bases genéticas
  • Evolução Genética
  • Genética e Evolução
  • Genética e evolução
  • Genetica e Evolução
  • Genética e Evolução
  • Evolução Genetica
  • Genética e evolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!