Bases Físiologicas do Comportamento - 1º Termo/material de prova

Páginas: 7 (1567 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Abordagem reducionista: neurônio > atividade elétrica
Abordagem holística (ampla): Cérebro
Membrana celular: delimitador de células
Lipídio > gordura
LEC > liquido extracelular
LIC > liquido intracelular
Moléculas que se dissolvem em gorduras, são denominadas lipossolúveis. ( Ex. O2, CO2, álcool, testosterona, progesterona.) todo o resto necessita de uma porta de entrada para a célula,denominados como canais iônicos, existem canais diferentes para, sódio (Na+), potássio (K+), cálcio (Ca²+), cloro (Cl), que se encontram frequentemente “abertos”, propiciando livre acesso.
ATP = trifosfato de adenozina. bomba sódio-potássio (Na-K-ATPase) / ENERGIA
Membranas celulares tem constituição lipoproteica, controlam a entrada e a saída de moléculas de interesse, consideradas como tendopermeabilidade seletiva.
Tipos de transportes:
Ativos > acontecem de duas maneiras, transporte ativo primário (este é representado pelas bombas, proteínas com gasto de energia/ATP que bombeiam íons de um local com menos concentração para um local com maior concentração.) E transporte ativo secundário (algumas moléculas (ex. glicose, aminoácidos, íons) são transportadas para dentro das células,junto com íons de sódio, desta forma a quantidade favorável de sódio é aproveitada para movimentar moléculas contra uma quantidade de concentração, sem que a proteína transportadora utilize ATP/energia. No entanto, secundariamente haverá gasto energético, pois o sódio que por meio deste processo entrou na célula, terá de retornar ao LEC, por meio da bomba Na-K-ATPase)
Passivos > acontecem de duasmaneiras, difusão simples (somente ocorre com moléculas lipossolúveis), e a difusão facilitada (ocorre em moléculas hidrossolúveis que não podem atravessar diretamente a camada lipídica). Há a necessidade de uma proteína que facilite a travessia da membrana formando um canal, ou atuando como carregador de moléculas. Este transporte somente acontece de uma concentração com mais moléculas para umlocal com menos moléculas.
Difusão > diferença de concentração
Osmose >processo de pressão, processo + rápido sem gasto de energia; movimento de onde tem mais água para onde tem menos água.



Potenciais de membrana:
As movimentações de íons através da membrana geram voltagem, relevante, pois subsidiam a comunicação de informações rapidamente entre as células, inclusive alterações noambiente.
Atravessam a membrana constantemente: sódio, potássio, cloro. (a movimentação controlada de íons (por difusão) mais a atividade da bomba Na-K-ATPase, gera um potencial de equilíbrio com voltagem de cerca de -70mv.)
Potenciais de ação (PA) >fenômeno específico de voltagem de membrana > só acontece em células excitáveis, que possuem canais específicos que permitem o fenômeno. Célulasexcitáveis como neurônios e células musculares são os maiores exemplos, outras células não fazem PA. Também pode ser definido como inversão transitória de voltagem na membrana. A ocorrência de um estímulo é necessária para desencadear um PA, e tal estimulo deve atingir uma voltagem limiar, para que haja transmissão de informações. É um evento breve que dura em torno de um milissegundo, o que possibilitaque neurônios façam centenas de PA’s por segundo. Uma vez que a incidência de PA passa a ser tudo-ou-nada (não acontecem ou acontecem sempre com a mesma amplitude) frequência de PA’s são a forma dos neurônios codificarem a intensidade dos estímulos.
Anatomia de um neurônio > corpo celular, dentritos, zona de gatinho (onde se inicia PA), axônio, bainha de mielina.
Sinapse > local de contato entreneurônios.
Níveis de organização estrutural:
Químico > substância químicas necessárias para manter a vida.
Celular > combinação de moléculas, são as unidades estruturais e funcionais básicas do organismo. Ex. muscular, nervosas, sanguíneas.
Tecidual > grupo de células semelhantes que juntas realizam função particular. Ex. tecido eptelial, nervoso, conjuntivo, muscular....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bases fisiologicas do comportamento
  • Bases fisiologicas do comportamento e cognição
  • bases fisiologicas
  • Bases Fisiologicas
  • Bases fisiologicas
  • bases fisiologicas
  • Bases Fisiológicas
  • 2 Atividade de bases fisiologicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!