Bases da administração

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 7 de maio de 2012
título: Bases históricas da Administração
Em nossa web aula 1 da unidade, iremos conhecer mais alguns aspectos das teorias administrativas que influenciaram a maneira de administrar. Vamos lá...
Administração Científica |
No livro da disciplina vemos que a primeira escola do pensamento administrativo foi a Administração científica e teve como principal nome Frederick W. Taylor. AAdministração Científica tem como origens as conseqüências geradas pela Revolução Industrial. 
Para saber mais acerca da Revolução Industrial assista ao vídeo a seguir:
Isto ocorreu principalmente devido ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade.
Taylor focou a racionalização do trabalho no níveloperacional. Sua preocupação era eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.  
|
Resposta: Através de vários estudos, entre eles o estudo dos Tempos e Movimento e da ORT, organização racional do trabalho.
Como podemos constatar suas contribuições foram muitas, mastambém houve muitas críticas à administração científica. Entre elas, a de que o elemento humano foi desconsiderado; que o trabalho tornou-se automático, assim o trabalhador quando saia do emprego tinha dificuldade de conseguir outro emprego, pois não tinha qualificação. 
Não se considerava o ambiente organizacional externo, ou seja, a organização era vista como um sistema fechado.
Sistema fechado:È uma que se caracteriza pelo fato de visualizar somente aquilo que acontece dentro da organização, sem levar em conta o meio ambiente em que ela está situada. |
A resposta a estas críticas foi:
“Se fosse possível ao trabalhador aperfeiçoar-se, tornando-se hábil e capaz, sem ensinamentos e auxílio de leis formuladas a respeito de suas funções, a lógica seria a de que também o menino no colégioaprenderia melhor matemática, física, química, latim, grego, etc. sem auxílio algum e por si mesmo. A única diferença nos dos casos é que os estudantes vão aos professores, enquanto, pela própria natureza do trabalho dos mecânicos, sob a Administração Científica, os instrutores devem ir ao encontro deles”.
Principais seguidores de Taylor: Henry Ford, Frank Gilbreth, Lilian Gilbreth e Henry Gantt.|
 Teoria clássica da administração |
A teoria Clássica também é conhecida por Escola Normativista, tradicionalista, européia, anatomista e fisiologista, e seu criador é Henry Fayol.
A teoria clássica assim com a administração científica também buscava a eficiência organizacional, porém enquanto a administração cientifica tinha sua ênfase nas tarefas a Teoria clássica teve sua ênfase naestrutura. Seus principais enfoques foram na organização formal; nos princípios gerais da administração e nas funções do administrador.
Enfatizou principalmente o estudo da anatomia (estrutura) e da fisiologia (funcionamento) da organização. A Teoria Clássica partiu do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções,departamentos) ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas).
Para Fayol a criação de normas faria com a empresa fosse organizada e estruturada, e desta forma não haveria o risco de se perder em ações que não estivessem dentro dessas normas. Na visão de Fayol, se as normas fossem seguidas corretamente não ocorreriam problemas na administração e seu objetivo, a eficiência, seria alcançado. 
Teoria da burocracia |
De acordo com o Dicionário Houaiss:
Tal sistema de execução da atividade pública, enquanto estrutura ineficiente, inoperante, morosa na solução de questões, falta de iniciativa e de flexibilidade, indiferente às necessidades das pessoas e à opinião pública, tendente a complicar trâmites e ampliar sua área de influência e seu poder, com conseqüente emperramento ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração e sua base
  • Bases da administração
  • BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO
  • Bases procedimentais da administração pública
  • Bases procedimentais da Administração pública
  • Bases da Administração Pública
  • bases procedimentais da administraçao publica
  • Introdução a administração com base em filósofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!