Bases da Administração Pública

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E GESTÃO
CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO PÚBLICA










LÍVIA MARA F. L. BARROS









RESUMO
“TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
HERANÇA POLÍTICA: DE WILSON A WALDO”

















JOÃO PESSOA
2012




Resumo:

“Teorias daadministração pública. Herança política: de Wilson a Waldo”


Partimos da constatação de que a administração continua sendo uma matriz de teoria política e então nos deparamos e refletimos sobre a tamanha complexidade do assunto abordado. Haja vista que até os dias de hoje percebemos o quanto a administração pública precisa ao menos acompanhar as demandas e mudanças da sociedade.
De acordo com os trabalhosde Waldo, tal teoria política especifica os compromissos que estamos dispostos a fazer na condução dos negócios públicos em uma sociedade de organizações.
A princípio, teóricos como Alexander Hamilton e Thomas Jefferson contribuíram em muito na definição do papel dos órgãos administrativos na execução do trabalho do Estado.
O primeiro acreditava em um governo nacional forte, com poderconcentrado no executivo, pois para ser eficaz, a ação deveria ter uma orientação clara, vindo, portanto, de um executivo unificado.
Já o segundo observa que o problema da administração e da organização estava relacionado ao problema da extensão da noção de democracia.
Então, percebemos uma divergência nas teorias de Hamilton e Jefferson. Enquanto um acreditava que somente dos homens de negócios com certaformação intelectual é que se poderia esperar uma percepção inteligente sobre uma boa política pública; o outro já admitia que cada cidadão pudesse participar pessoalmente na administração dos assuntos públicos.
No decorrer do desenvolvimento da administração pública, percebemos que a visão descentralizada de governo o tornava disperso, além de desorganizado e desonesto. Fator este que permanecemuito atual na sociedade a qual fazemos parte.
Portanto, seria necessário restabelecer algum senso de decência no governo público e que isto estaria associado a uma expansão da democracia.
De acordo com a visão de Wilson, a administração seria como um campo de negócios. Sendo assim, deveríamos olhar para o setor privado em busca de modelos de gestão administrativa, mesmo quando isso nãoparecesse ser um procedimento burocrático.
Vimos, também, que os Os autores Goodnow e Willoughby argumentaram contra a visão legal e formal de que as operações governamentais seguem a separação constitucional dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Eles estão interessados na relação entre política e administração, mas não entre a distinção entre elas. Enquanto os estudos inicias viam aadministração como uma função que ocorre dentro e vários contextos, Willoughby afirma que o estudo da administração interessa apenas pelas operações do poder administrativo. Associar os atos administrativos a uma instituição particular implica na existência de uma dicotomia entre política e administração, onde a mesma pode ser estudada a parte do processo politico. James Svara defende a interpretaçãodessa dicotomia recorrendo a o conceito de complementariedade, onde políticos e administradores devem trabalhar juntos em busca de uma boa governança.
A administração cientifica foi uma tentativa de otimizar a administração industrial, que buscava a eficiência, sendo Taylor o maior contribuinte para difundir essa ideia através dos seus estudos científicos que foram aplicados primeiramente naprodução e em seguida se estendeu para todos os níveis organizacionais. Nas empresas privadas seus estudos provocaram um grande impacto positivo, sendo referência no mundo inteiro, posteriormente imitado no setor publico, pois o setor publico sempre buscava como inspiração a iniciativa privada. Pois gestão administrativa eficiente é o que todo administrador almeja.
Mas como não é possível separar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bases procedimentais da Administração pública
  • bases procedimentais da administraçao publica
  • Prof.º luiz fernando f. de rezende bases procedimentais da administração publica
  • A Base da Administração
  • Bases da administração
  • Administração e sua base
  • Bases da administração
  • Administração pública e políticas públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!