bases biologicas

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Lista de exercícios de Bases II
Profa: Niviane Fraga
Curso Medicina Veterinária
1 A fibronectina é um componente da matriz que se liga às integrinas na superfície celular, na sua seqüência RGD.A integrina tem um domínio citoplasmático ligado ao centro de nucleação da actina. Esta interação actina –integrina-fibronectina , faz com que a célula influencie no arranjo espacial dos componentesmoleculares da matriz. O que ocorreria com esta interrelação num paciente com DAL.
2 Um paciente foi diagnosticado com alterações no colágeno da pele. Ao expor o caso em sala um estudante de medicinaveterinária justificou o problema como deficiência de vitamina C. Um colega, discordou, alegando que o quadro caracterizava a Síndrome de Ehles-Danlos.
Pergunta-se:
a Você concordaria com primeirodiagnóstico (deficiência de vitamina C) ou apoiaria a teoria da Síndrome de Ehles-Danlos? Justifique a sua resposta:
3 Durante o processo de fertilização, espermatozóides penetram a camada decélulas foliculares da corona radiata e ligam-se à zona pelúcida. Nesta ligação, eles liberam proteases e hialuronidase de seu acrossomo, facilitando deslocamento até o ovócito. Pergunta-se:
a)Qual arelação entre a quebra do ácido hialurônico, o estado de fluidez da MEC e a facilidade de deslocamento?
4) De que forma integrinas e selectinas (moléculas de adesão heterofílica célula-célula) contribuempara a migração de leucócitos até o local de combate aos patógenos na matriz?
4 Bactérias patogênicas se tornam bem sucedidas em causar infecção quando produzem hialuronidase e colagenase.Pergunta-se:
a Considerando os substratos que são alvos da ação enzimática, de que forma a produção dessas enzimas potencializa a infecção?
5 Qual a função dos proteoglicanos? E cite dois exemplos deproteogliconas com seus respectivos tipos celulares;
6 Qual a finalidade do uso da desintegrina na célula tumoral? Como age essa proteína no tecido?
7 O que é Dal?
8 em feridas de maior severidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bases biologicas
  • Bases Biologicas
  • Bases biológicas
  • bases biologicas
  • Bases Biologicas
  • Bases Biologicas
  • Bases biologicas
  • Bases biologicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!