bases biologicas

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO
Começamos apreender sobre o condicionamento que é um processo de aprendizagem e modificação de um comportamento através de um mecanismo estímulo-resposta sobre o sistema nervosocentral do indivíduo.
O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov que fez uma experiência envolvendo um cão. Ocondicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro possibilitando o entendimento de coisas comuns do nosso dia a dia.
O outro tipo de condicionamento é oOperante, desenvolvido pelo psicólogo norte americano Burrhs Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influencia por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo,quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a inibir certo comportamento (punição).
A caixa de Skinner é o modo prático de exemplificação da teoriacondicionamento operante.
É formado básicamente de uma estrutura quadrangular composta por equipamentos que auxiliam o sujeito na realização da modelagem de um comportamento ao realizar o experimento com um ratoalbino.
Devido a grande dificuldade de manuseio com o animal, a realização da manipulação do rato nesse experimento foi feita a partir de uma simulação virtual da caixa de Skinner, conhecido como umprograma chamado Sniffy Pro.
O procedimento de condicionamento é dividido em etapas. O nível operante é uma fase inicial do experimento. Esse processo inicial possibilita a criação de uma linha debase para
futuras comparações que serão expostas no decorrer desse ducumento.
Seguindo o procedimento, a segunda etapa, sendo a primeira a trabalhar com as variáveis
para o condicionamento,consiste em apresentar ao objeto - o rato - o elemento ou consequência a comida. A parte inicial corresponde ao associamento de um som ao alimento, fazendo com que gradualmente ao ouvir um som, o rato se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bases biologicas
  • Bases Biologicas
  • Bases biológicas
  • bases biologicas
  • Bases Biologicas
  • Bases Biologicas
  • Bases biologicas
  • Bases biologicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!