Base 2 Auto Estima E Imagem Pessoal Pim3

2045 palavras 9 páginas
Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia
Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção
Atelier: Contextos Organizacionais e Organizações

A satisfação com a imagem corporal e expressão de auto estima em jovens adolescentes dos 14 aos 17 anos
Claudia Carvalho e Délio Carquejo

Vivemos numa sociedade, em que diariamente somos bombardeados por modelos corporais utopicamente alcançáveis e que de uma ou de outra forma afectam a nossa forma de pensar e até a nossa personalidade, levando-nos cada vez mais ao desejo de um corpo socialmente aceite.
Os elementos estéticos padronizados, utilizados quer como meio de comunicação quer como factor socialmente integrante, influenciam de uma ou de outra forma o nível de concepção corporal de cada indivíduo.
Se já na fase adulta, em que o estado de maturação permite uma percepção, compreensão e interpretação dos factores que acompanham o desenvolvimento e transformações do corpo, estas imposições interferem com a imagem corporal que cada um tem de si mesmo, na fase da adolescência, esta influência deverá tornar-se mais marcante. O
“novo corpo” nem sempre é bem-vindo e amiúde é recebido como uma surpresa estranha, que dificulta movimentos, traz odores desagradáveis e, entre muitas outras coisas, pesa.
Com este estudo, pretende-se pesquisar o grau de satisfação com a imagem corporal em adolescentes, dos 14 aos 17 anos, quer praticantes de actividade desportiva regular, quer em jovens que praticam actividade desportiva apenas dentro da carga horária escolar, considerados no estudo como não praticantes.
É, sem dúvida, objectivo deste estudo obter uma resposta válida acerca de um tema de assaz importância e actualidade, tal como o são quaisquer outros assuntos que respeitem à puberdade e adolescência e que nos permitam obter informação desta etapa da vida.

Problemática
Será que os indivíduos, pertencentes a uma faixa etária dos 14 aos 17 anos que praticam exercício físico, têm uma melhor satisfação com a imagem

Relacionados