barrtoco

563 palavras 3 páginas
Arquitetura Barroca.

A arquitetura barroca é o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que inicia-se a partir do século XVII e decorre até a primeira metade do século XVIII. A palavra portuguesa "barroco" define uma pérola de formato irregular.
Durante o período barroco, duas tipologias protagonizaram as pesquisas formaise construtivas: o palácio e a igreja. Os arquitetos barrocos entendiam o edifíciode forma integrada, como se fosse uma grande escultura, única e indivisível. Asua forma era ditada por complexos traçados geométricos (muitas vezesbaseados em formas curvas e em ovais) que imprimiam qualidades dinâmicas aosespaços e às fachadas. Paralelamente abandonaramse os rígidos esquemascompositivos baseados nas ordens clássicas.
Considerando que o Renascimento contou com a riqueza e o poder dos tribunais italianos e era uma mistura de forças seculares e religiosas, o Barroco foi, pelo menos inicialmente, diretamente ligada à Contra-Reforma, um movimento dentro da Igreja Católica a reformar-se, em resposta para a Reforma Protestante.A arquitetura barroca e seus enfeites eram por outro lado mais acessíveis para as emoções e, por outro lado, uma declaração visível da riqueza e do poder da Igreja. O novo estilo manifestou-se, em particular, no contexto das novas ordens religiosas, como os Teatinos e os jesuítas que visam melhorar a piedade popular.

Definição
O barroco é libertação espacial, é libertação mental das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar. É libertação da simetria e da antítese entre espaço interior e exterior. Por essa ser a vontade, de libertação, o barroco assume um significado do estado psicológico de liberdade e de uma atitude criativa liberta de preconceitos intelectuais e formais. É a separação da realidade artística do maneirismo. A arquitetura barroca ocorreu em vários países católicos da Europa como Itália, Áustria, Espanha e Portugal. Países protestantes como a Inglaterra não apresentam a

Relacionados