BarroVermelho

982 palavras 4 páginas
Barro vermelho
Gil Pena Costa
Materias para Design||
Design de Produto Cerâmica e Vidro
Índice

1.Introdução………………………………………………………………………….3

2. Descrição Geral…………………………………………………………..………5

3.Características Gerais……………………………………………………..……..6
4. Argila………………………………………………………………………….……6
5.Propriedades Cerâmicas…………………………………………………..……..7
6.Propriedades Mecânicas………………………………………………..………..7
7.Produtos……………………………………………………………………………8
7.Bibliografia………………………………………………………………..………..9

1.Introdução- Barro vermelho

O campo dos produtos cerâmicos é muito vasto, as fronteiras da cerâmica tradicional que englobam as louças domésticas e decorativas, os sanitários, as telhas e tijolos, os azulejos, o pavimento e revestimento. Os produtos da cerâmica vermelha caracterizam-se pela cor vermelha, representados por tijolos, blocos, telhas, tubos, lajes para forro, lajotas, vasos ornamentais, agregados leve de argila expandida e outros. No que se refere à matéria-prima, o setor de cerâmica vermelha utiliza basicamente argila comum, em que a massa é tipo monocomponente - só argila - e pode ser denominada de simples ou natural. Para classificar um produto cerâmico deve-se levar em consideração o emprego dos seus produtos, natureza de seus constituintes, características texturais do biscoito (massa base), além de outras características cerâmicas, técnicas e econômicas.
A partir da matéria-prima utilizada, identificam-se as cerâmicas tradicionais (ou silicáticas) de base argilosa, tais como cerâmica estrutural ou vermelha, cerâmica branca e de revestimentos. A tabela à frente relaciona os setores cerâmicos, bem como seus produtos, as respectivas matérias-primas utilizada e seu processo de fabricação. A Cerâmica Vermelha compreende todos os produtos feitos com matérias-primas argilosas, que após queima apresentam coloração avermelhada.

Os produtos deste segmento podem ser subdivididos em: 1- Cerâmica vermelha de massa porosa: tijolos, telhas, vasos, garrafeiras 2-

Relacionados

  • O “belo sexo” sob vigilância:
    62862 palavras | 252 páginas