Barroco

Páginas: 4 (836 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
o O termo Barroco advém da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa.

o O Barroco foi o movimento que deu continuidade ao Renascimento. Foicaracterizado pelo uso abundante de luzes e sombras, como pelo maior realismo nas pinturas. o A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem,de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.

o A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), por volta de 1.600, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegartambém ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis

o É uma época de conflitos espirituais e religiosos.
o Os artistas Michelangelo, Caravaggio e Carracci -, decidiramfazer renascer a antiga Arte Romana, forçando a decadência do Maneirismo. o O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; purezae pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

As consequências da guerra, 1637-38. Palazzo Pitti, Florença

o Conflito entre o bem e o mal, o Céu e Inferno, Deuse o Diabo, o material e o espiritual, o pecado e o perdão. o Detalhismo e rebuscamento - a extravagância e o exagero nos detalhes.

o O homem dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o degarantir um lugar no céu.
o Presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos o homem tenta captar todo o sentido da miséria humana ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis. o Culto exageradoda obra, sobrecarregando a poesia de figuras de linguagem (principalmente a antítese, o paradoxo e a gradação).

o A arquitetura barroca voltou-se mais para as Igrejas, rejeitando a simetria dorenascimento. Foi uma forma de libertação das regras dos tratadistas e da simetria, e ocorreram em vários países católicos da Europa como Itália, Áustria, Espanha e Portugal.

Francesco Borromini foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco
  • BARROCO
  • barroco
  • barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!