Barroco

Páginas: 4 (978 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015

A Igreja havia se tornado ostentadora do luxo, deixando seus princípios de pobreza e humildade de lado. Com a venda de indulgências e cargos no clero, a Igreja foi aumentando cada vez mais suasriquezas, causando um maior descontentamento da sociedade. Diante de novas transformações da sociedade no período renascentista, ocasionou no século XVI, a Reforma liderada por Martinho Lutero.
O barrocoteve início no final do século XVI, na Itália, no período da Contra Reforma, como um movimento de renovação da Igreja Católica que usa da necessidade de estimular a religiosidade apelando para aemoção através da arte em resposta à Reforma Protestante.
“Rompendo com fórmulas mais contidas do Renascimento, a arquitetura barroca foi antes de tudo a arte da persuasão. O ato de entrar em uma igrejatornou-se uma experiência em que estratégias simbólicas e ilusionistas apelavam tanto às emoções como ao intelecto dos fiéis.”
(COLE, Emily. História Ilustrada da Arquitetura, página 256)

Os elementosimportantes que caracterizam o urbanismo Barroco são a vias em tridente, as diagonais que marcam as perspectivas que direcionam a um monumento importante, e a simetria. Outras características agregadasao estilo são devido a influência dos locais onde o Barroco se desenvolveu.
O barroco romano teve como grande patrocinador o Papa Sisto V e seus sucessores, que além de mostrarem a força da Igrejaainda existente, conseguiram transformar Roma em uma capital religiosa.
Entre as ideias do urbanismo Barroco, está a interligação entre as igrejas que marcam a reorganização de Roma, trazendo junto umelemento importante, a perspectiva, presente nas vias em forma de tridente que marcam a simetria da praça partindo do mesmo ponto focal. Isso ocorre através de outro projeto do urbanismo barroco, acidade dos obeliscos, de Domenico Fontana.
Mais tarde, outros elementos que se instalam na praça é a fonte, devido à reforma dos aquedutos de Roma por ordem do Papa. A primeira praça a receber essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco
  • Barroco
  • BARROCO
  • barroco
  • barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!