barroco

Páginas: 2 (360 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
FIGURA 1: “(...) Ela tem uma multiplicidade de significados. E, no entanto ela é a própria expressão da humanidade (...)”-p.3.
Relação com a figura 1 que traz um exemplo de manifestação cultural dapré-história, pintura rupestre, que são espécies de registros deixados pelos homens da época no interior das cavernas, expressando seus costumes e crenças.
FIGURA 2: “(...) Por mais simples emodesto, um artista pretende que suas formas tenham um caráter universal, isto é, sejam entendidas pela maior parte dos homens, e que essa universalidade estenda-se no tempo (...)”-p.5.
A figura mostraque apesar da pintura ter milhares de anos, ela pode ser facilmente compreendida. É simples observar que os homens da pintura estão realizando uma espécie de trabalho.
FIGURA 3: “(...) E sendoexpressão de sua época, ela não é ainda assim, uma expressão fria, (...)”-p. 2.
A relação na qual, é que a figura retrata claramente a época em que a pintura foi desenvolvida, as vestimentas, a forma dedivisão dos grupos sociais, a arquitetura, são os pontos em destaque.
FIGURA 4: “(...) há um momento em que a manifestação artística não é subjetiva (...)”-p.6.
A pintura em questão se trata de umahistória já conhecida, representa a visita do anjo Gabriel à Virgem Maria. Assim a manifestação artística, não é particular.
FIGURA 5: “(...) Ela é eterna porque possui uma pluralidade de significados enão se esgota ao primeiro olhar (...)”-p.6.
A relação com a figura 5 está nas várias interpretações que a pintura pode trazer, não só a primeira vista. Tal pintura possui muitos detalhes a seremobservados.
FIGURA 6: “(...) Mesmo formas já trabalhadas dispõem-se segundo novos ritmos, (...)”-p.5.
A relação com a figura 6, que mostra, retângulos distribuídos juntamente a quadrados em uma formaharmônica e em cores distintas. São basicamente as formas já conhecidas, somente apresentadas de maneiras diferentes.
Inicialmente, depreciativo, cunhado posteriormente.
Significa “disforme”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco
  • Barroco
  • BARROCO
  • barroco
  • barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!