barroco e neoclasssico

1412 palavras 6 páginas
Edifício Barroco –Palácio Barberini, Itália-Roma

1. Sobre qual projeto ou edifício pesquisou?

Palácio de Barberini

2. Quando foi iniciada e finalizada sua construção? E onde foi construído?

O palácio foi construído entre 1625 e 1633.

3. Quem foi ou foram os responsáveis por ela? (tanto o responsável pela encomenda como o responsável pela realização)

O autor do projecto foi o ancião Carlo Maderno, coadjuvado por Francesco Borromini, sendo a obra terminada por Bernini.

4. Qual o uso ou função dessa edificação ou desse espaço?

O palácio está disposto em volta de um adro centrado no grandioso vestíbulo de dois andares, de Bernini, apoiado por um salone(salão) oval, com uma extensa ala a dominar a praça , a qual fica a um nível mais baixo. Nas traseiras, uma longa ala protege o jardim da praça situada abaixo, acima da qual se ergue a partir de uma cave rusticada, com acabamentos ligeiramente semelhantes a um bastião militar. O bloco principal apresenta três filas de grandes janelas arcadas, semelhantes a arcadas vidradas, uma fórmula que era mais veneziana que romana. No andar superior, as janelas de Borromini estão colocadas numa falsa perspectiva que sugere uma dupla profundidade, uma característica que seria copiada no século XX.
O Palazzo Barberini revelou importantes características que seriam repetidas por toda a Europa. Além das janelas de falsa perspectiva criadas por Borromini, contam-se entre os aspectos influentes, a unidade de um vestíbulo central de dois andares com um salão oval por trás e as alas simétricas que se estendem a partir de um bloco central de forma a criar um cour d'honneur (pátio de honra).

5. Inclua algumas imagens do interior da edificação ou projeto pesquisado e a partir dessas imagens e da sua pesquisa responda também:

6.

1. Quais efeitos estéticos são propostos para esse espaço?

O palácio está disposto em volta de um adro centrado no grandioso vestíbulo de dois andares, de

Relacionados

  • Estudante
    2987 palavras | 12 páginas