Barroco no brasil

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
E.E.E.M. Ormanda Gonçalves



Trabalho de artes
Barroco no Brasil

Nomes: Elias Junior; Alinni Kelly
Jhúlia Monteiro e João ClaúdioTurma : 2m2 Diciplina: Artes
Professora: Cleusa.

Introdução :
O Barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. Fez sua aparição no paísno início do século XVII, introduzido por missionários católicos, especialmente jesuítas, que para lá se dirigiram a fim de catequizar e aculturar os povos indígenas, no contexto da colonização portuguesa daquelas terras vastas e virgens, descobertas pelos europeus há meros cem anos. Ao longo do período colonial vigorou uma íntima associação entre a Igreja e o Estado, mas como na colônia nãohavia uma corte que servisse de mecenas, como as elites não se preocuparam em construir palácios ou patrocinar as artes profanas senão no fim do período, e como a religião exercia enorme influência no cotidiano de todos, deste conjunto de fatores deriva que a vasta maioria do legado barroco brasileiro esteja na arte sacra: estatuária, pintura e obra de talha para decoração de igrejas e conventos oupara culto privado.

Barroco no Brasil :
Na qualidade de espaço marcado pela ação missionária jesuíta, o Brasil Colonial esteve sempre muito próximo das manifestações artísticas de inspiração religiosa. Diversas igrejas construídas nos grandes centros de colonização (tais como Olinda, Recife, Salvador, Diamantina e Vila Rica), eram marcadas pelos referenciais artísticos da arte barroca,tendência que ganhou força em terras europeias ao longo da Contra Reforma imposta pela Igreja Católica.
Chegando a terras brasileiras, o Barroco teve grande presença na região de Minas Gerais, onde recebeu uma série de características que muito o particularizavam. Por se tratar de um tipo de arte que não rompeu radicalmente com o Renascimento, o Barroco expressou a religiosidade católica sem abandonar aexploração dos sentimentos e o emprego de curvas que demarcaram a arte renascentista. No Brasil, tais concepções foram expressas com o emprego de materiais como a pedra-sabão, o cedro e o barro cozido.
Tendo uma função sagrada quase que didática, vemos que as esculturas do Barroco mineiro eram claramente reconhecidas pelos gestos dramáticos, o movimento dos corpos e o detalhamento por meio dainserção de ícones e outros acessórios. Em certa medida, o santo entalhado exprimia particularidades diversas de sua experiência de fé por meios desses elementos. Essas mesmas intenções podem ser vistas nas pinturas e igrejas construídas nesse mesmo contexto.
Do ponto de vista socioeconômico, reconhecemos que a arte barroca de Minas tem uma relação muito forte com a riqueza produzida pela economiamineradora. Sendo desenvolvida nos centros urbanos, a mineração possibilitou a formação de setores médios na população colonial que, entre outras atividades, também se ocupava com a escultura, a arquitetura e a pintura. Além disso, esse mesmo Barroco sugere a presença de um público capaz de requerer e consumir esse tipo de arte.
Inicialmente, a arte barroca brasileira se desenvolveu pela ação deartífices oriundos do espaço metropolitano. Contudo, na medida em que os centros urbanos mineiros se ampliavam, vemos que esse mesmo movimento passou à mão de artistas nascidos no Brasil. Entre outros representantes, podemos destacar as esculturas e igrejas de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738 – 1814); e as pinturas de Manuel da Costa Ataíde (1762 - 1830).

No Barroco podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no brasil
  • barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco No Brasil
  • Barroco no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!