Barroco No Brasil

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
Barroco no Brasil
No século XVIII, o Brasil presenciou o surgimento de uma literatura própria a partir dos escritores nascidos na colônia, quando as primeiras manifestações valorizando a terra surgiram.

Contexto Histórico

Os fatos históricos fundamentais da época foram a Primeira invasão holandesa, que ocorreu na Bahia, em 1624, e a Segunda, em Pernambuco, em 1630, que perdurou até 1654.
Asinvasões aconteceram na região que concentrava a produção açucareira.
A produção literária não foi favorecida nesse período, pois a disputa pelo poder no Brasil era evidente e chamava toda a atenção.
O Barroco surgiu nesse contexto como fruto de esforços individuais, quando os modelos literários portugueses chegaram ao Brasil.
A arte que se desenvolveu com mais força foi a arquitetura, mas a partirda segunda metade do século as artes sofreram impulso maior.
Costuma-se considerar a publicação da obra Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, como o marco inicial do Barroco no Brasil. Esse é um poema épico, de estilo cancioneiro que procura imitar Os Lusíadas.

Os autores barrocos que mais se destacaram são:
- Gregório de Matos (na poesia);
- Pe. Vieira (na prosa);
- Bento Teixeira;
- FreiManuel de Santa Maria Itaparica;
- Botelho de Oliveira;
- Sebastião da Rocha Pita;
- Nuno Marques Pereira..
Características
O marco inicial do Barroco no Brasil é a publicação do poema épico Prosopopéia de Bento Teixeira. 
O termo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas do século XVII e início do XVIII, isto é, dos anos de 1600 até o início dos anos de 1700. Não se trata de umestilo específico da literatura, estende-se também à música, pintura, escultura e arquitetura da época. 
O Barroco não foi uma oposição ao Renascimento, antes foi um desenvolvimento natural da linha renascentista indo das limitações à liberdade, do regular ao tumultuoso. 

As principais características do Barroco são: 
- O culto do contraste: contraste como o amor e o sofrimento, vida e morte; 
-Exagero nos relevos e cores; 
- Preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos; 
- Pessimismo nascido do conflito entre o eu e o mundo; 
- Intensidade: desejo de exprimir intensamento o sentido da existência (uso da hipérbole); 
- Culto da solidão. 

Os principais autores brasileiros foram Gregório de Matos e o Padre Antônio Vieira. 
Autores
BENTO TEIXEIRA (1561-1600)Poesia Épica: "Prosopopeia", obra publicada em Lisboa no ano de 1601; é considerada o marco inicial do Barroco literário no Brasil, e tida, por algum tempo, como o primeiro poema impresso de autor brasileiro. Entretanto, descobriu-se, mais tarde, que Bento Teixeira se passava por pernambucano, quando, na verdade, era natural da cidade do Porto (Portugal). Prosopopeia é de influência camoniana - a semelhança de OsLusíadas -, composta com 94 estâncias (estrofes) de versos decassílabos em oitava heroica (AB, AB, AB, CC). O narrador é Proteu. Foi composta com a finalidade de louvar a D. Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA (1636-1711)
Poesia: "Música do Parnaso" (coletânea de poemas) – obra publicada em Lisboa, em 1705. Dividida em quatro coros de rimas –portuguesas, castelhanas, italianas e latinas. Das "rimas portuguesas" que englobam 42 sonetos, 23 madrigais, 12 décimas, três redondilhas, 14 romances, um panegírico, um poema em oitavas, seis conações e uma silva; destacam-se o poema A Ilha da Maré e os sonetos dedicados à amada Anarda, sua musa soberana. Botelho foi o primeiro escritor nascido no Brasil a ter um livro publicado.
FREI MANOEL DESANTA MARIA ITAPARICA (1704-?)
Poesia: "Eustáquidos" (1769) - Epopeia sacra e tragicômica poema sacro, sobre a vida de Santo Eustáquio. Nesta obra encontra-se a Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, apologia hiperbólica (exagerada) da paisagem brasileira.
PADRE ANTÔNIO VIEIRA (1608-1697)
Foi o maior pregador do seu tempo; defensor dos negros, dos índios e dos cristãos-novos (judeus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no brasil
  • barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no brasil
  • Barroco no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!