Barroco no Brasil

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
O BARROCO

Barroco é um estilo artístico caracterizado pela extravagância, exuberância e excesso de ornamentos, que surgiu na Itália na segunda metade do século XVII e se estendeu até o começo do século XVIII.
O Barroco, originário da Itália, difundiu-se pela França, Espanha, Portugal, Inglaterra e acabou sendo adotado em todos os países ocidentais. O estilo dominou a arquitetura, a pintura,a escultura, a literatura, a música e por extensão, toda a cultura desse período, incluindo os costumes, valores e relações sociais da época.
O Barroco representava uma oposição ao Renascimento, cujas formas primavam pela harmonia e simplicidade. Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas do Renascimento caracterizou-se pelo requinte, rebuscamento, grandiosidade e pelo exagero dosadornos. Era tal a abundância de detalhes decorativos nas superfícies, que davam muitas vezes a impressão de terem sido esculpidas.
O Barroco se expandiu na arte eclesiástica, que desejava propagar a fé católica. Em nenhuma época se construiu tantas capelas e igrejas monumentais. A arte barroca surgiu também na construção de palácios, com o objetivo de causar admiração e poder.
Durante o séculoXVIII, esse pomposo estilo arquitetônico sofreu várias adaptações. Uma delas foi o estilo rococó na França, assim chamado devido aos ornatos de um capitel de coluna em forma de espiral e desenhos de conchas frequentemente empregadas.


CONTEXTO HISTÓRICO

O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católicahavia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses epelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.

O período final do barroco (século XVIII) échamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência.

BARROCO EUROPEU

As obras dos artistasbarrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros.Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
O pintor renascentistaitaliano Tintoretto é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.

BARROCO NO BRASIL

As primeiras manifestações da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no brasil
  • barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco No Brasil
  • Barroco no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!