barroco no brasil

Páginas: 13 (3084 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014

BARROCO BRASILEIRO
Contexto histórico
No Brasil, com a expansão do comércio, a economia mercantilista do Brasil colônia, com toda a sua produção, volta-se para a metrópole. A cana de açúcar, no Nordeste, atinge rapidamente seu apogeu, mas entra logo em declínio. Em Minas Gerais, a extração de minério – outra fonte de riqueza – contribui para o desenvolvimento econômico.
Após a expulsãodefinitiva dos franceses (1615), ocorrem às invasões holandesas (1624 a 1630). O conde Mauricio de Nassau administrava as regiões ocupadas pelos holandeses (1637-1644). O Nordeste passa por rápidas mudanças culturais e econômicas através do contato com os holandeses, até a sua expulsão, em 1654.
É nesse contexto que a Arte barroca surge, influenciada fortemente pelas tensões de sua época.
ARTEBARROCA
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Como estilo, constitui um amálgama de diversas tendências barrocas, tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Talmistura é acentuada nas oficinas laicas, multiplicadas no decorrer do século, em que mestres portugueses se unem aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas das mais belas obras do Barroco Brasileiro. Pode-se dizer que o amálgama de elementos populares e eruditos produzido nas confrarias artesanais ajuda a rejuvenescer entre nós diversosestilos, ressuscitando, por exemplo, formas do gótico tardio alemão na obra de Aleijadinho. O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação Rococó do barroco mineiro.
Durante o século XVII, a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial. As diversas ordens religiosas (beneditinos, carmelitas, franciscanos e jesuítas) que se instalam no Brasildesde meados do século XVI desenvolvem uma arquitetura religiosa sóbria e muitas vezes monumental, com fachadas e plantas retilíneas de grande simplicidade ornamental, bem ao gosto maneirista europeu. É somente quando as associações leigas (confrarias, irmandades e ordens terceiras) tomam a dianteira no patrocínio da produção artística no século XVIII, momento em que as ordens religiosas veem seupoder enfraquecido, que o Barroco se frutifica em escolas regionais, sobretudo no Nordeste e Sudeste do país.
As primeiras manifestações do espírito barroco no resto do país estão presentes em fachadas e frontões, mas principalmente na decoração de algumas igrejas, também em meados do século XVII. A talha barroca dourada em ouro, de estilo português, espalha-se pela Igreja e Mosteiro de São Bentodo Rio de Janeiro, construída entre 1633 e 1691. Os motivos folheares, a multidão de anjinhos e pássaros, a figura dinâmica da Virgem no retábulo-mor projetam um ambiente barroco no interior de uma arquitetura clássica. Recebem o nome de talha os ornamentos esculpidos por entalhe numa superfície de madeira, mármore, marfim ou pedra e eram muito usados como revestimento na arquitetura. A vegetaçãobarroca é introduzida na Bahia, no fim do século XVII, na decoração, por exemplo, da antiga Igreja dos Jesuítas, atual Igreja Catedral Basílica, cuja construção da capela-mor, com seus cachos de uva, pássaros, flores tropicais e anjos-meninos, data de 1665-1670. No Recife, destaca-se a chamada Capela Dourada ou Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, idealizada no apogeueconômico de Pernambuco, em 1696, e finalizada em 1724. Em Pernambuco, encontramos igrejas nas quais o azulejo (arte decorativa mais amplamente empregada na arte nacional portuguesa) tornou-se pele interior, homogeneizando a arquitetura num todo pictórico ilusionístico. Esses painéis de azulejos, em azul e branco, expressavam a suntuosa teatralidade barroca do século XVIII, através das histórias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco no brasil
  • Barroco no Brasil
  • Barroco No Brasil
  • Barroco no brasil
  • Barroco no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!