Barroco Europeu

Páginas: 23 (5630 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
BARROCO EUROPEU
Tintoretto, como era conhecido Jacopo Comin, foi um dos pintores mais radicais do Maneirismo. Por sua energia fenomenal em pintar, foi chamado Il Furioso, e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco. Seu pai, Battista Comin, era tintore (tingia seda), o que lhe valeu o apelido.
Ele estudou especialmente alguns modelosde Michelangelo, e se tornou especialista em modelagem no método de cera e clay. Seus modelos eram às vezes, corpos usados em aulas de anatomia.
Primeiras obras
Tintoretto começou ajudando o pintor Schiavone, seu amigo, a decorar paredes. Na sequência conseguiu encomendas para seu próprio trabalho. Seus dois primeiros trabalhos foram murais descritos como A Festa de Balthasar e Carga deCavalaria, sem maiores notícias.Seus trabalhos:a Apresentação de Jesus no Templo, A Anunciação e Cristo e a Mulher de Samaria.
A obra de Tintoretto é desigual, às vezes pintava muito rápido, com uma capacidade impressionante de trabalho. Seus contemporâneos diziam que Tintoretto em algumas obras era igual a Ticiano, em outras era pior que Tintoretto.
A comparação da Última Ceia de Tintoretto com a deLeonardo dá uma demonstração instrutiva sobre como o estilo artístico moveu-se durante o Renascimento. Leonardo é todo clássico reponse. A disciplina se irradia de Cristo em simetria matemática. Nas mãos de Tintoretto, o mesmo evento é dramaticamente distorcido, enquanto as figuras humanas são elevadas pela erupção do espírito humano. Pelo dinamismo de sua composição, seu uso dramático da luz e seusefeitos de perspectiva, parece um artista barroco antes da hora.
Michelangelo Merisi da Caravaggio, foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico.
Caravaggiotomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Sua inspiração era entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus, que aconteceu exatamente entrepescadores, lavradores e prostitutas.
O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar A Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.
A outracaracterística marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A Ceia em casa de Emmaus.Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo.
Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco e Crucificação de São Pedro - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres.
Andrea Pozzo foi um religioso jesuíta italiano.
Realizou grandes composições de perspectiva nas pinturasdos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, que se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.
Sua obra mais destacada é A Glória de Santo Inácio.
Aperfeiçoou-se em Roma, onde viveu por muito tempo e começou a pintar o monumental teto da igreja jesuíta de Santo Inácio no final dos anos 1690. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco Europeu
  • Barroco Europeu
  • BARROCO EUROPEU
  • Barroco Europeu
  • Barroco Europeu
  • Contexto histórico barroco europeu
  • europeus
  • Europeus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!