Barroco em portugal

Páginas: 4 (922 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
Disciplina: Lingua Portuguesa

BARROCO EM PORTUGAL

O Barroco, com toda a sua magnificência, tornou-se em Portugal o símbolo do século XVIII. Resultou das grandes riquezas econômicasgeradas pela descoberta das minas de ouro e diamantes do Brasil, pelo comércio incessante dos produtos oriundo do oriente e pelo desenvolvimento rápido das exportações do vinho do Porto.

Emrelação ao resto da Europa, este estilo artístico chegou tardiamente a Portugal, não somente devido a ligação do país com os estilos anteriores como também ao fato de a atenção do país se encontrarnessa época focada na recuperação e no reforço da independência nacional.
Todavia, o Barroco assume aqui formas originais pelo seu exotismo diferente do Barroco alemão, francês ou italiano.O esplendor e a ostentação da corte de Dom João V permitiram a grandes pintores, escultores e músicos europeus de deslocarem-se até Portugal. De fato, o sentido estético português influenciado pelosencontros com culturas de outros continentes, deu origem a um Barroco triunfante, ornamentado com ouro e inserido com arte nos azulejos e no mármore.
O Barroco como estilo arquitectónico exigedinheiro que Portugal, após a perda do Brasil para os holandeses, não tinha. A economia não era sustentável porque grande parte da riqueza nacional baseava-se no ouro e nas pedras vindas do Brasil, comas quais se comprava todos os bens de consumo que não eram produzidos no país. Só no fim do século XVII a crise económica do país melhora, remetendo, no entanto, para uma situação semelhante à doreinado de D. Manuel.

Arquitetura Barroca

A arquitetura Barroca em Portugal tem uma situação muito particular e uma periodização diferente do resto da Europa. É condicionada pordiversos fatores políticos, artísticos e econômicos que originam várias fases e diferentes tipos de influências exteriores, resultando numa mistura original, freqüentemente mal compreendida por quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco em portugal
  • barroco em portugal
  • O BARROCO EM PORTUGAL
  • Barroco em Portugal
  • O barroco em portugal
  • Barroco em Portugal
  • O Barroco em Portugal
  • barroco em portugal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!