BARROCO EM PORTUGAL E NO BRASIL

1817 palavras 8 páginas
COLÉGIO ESTADUAL CAMPOS SALLES

BARROCO EM PORTUGAL E NO BRASIL

VANESSA SAMPAIO DA ROCHA MATTOS

TERESÓPOLIS
2014

Colégio Estadual Campos Salles. Aluna: Vanessa Sampaio Da Rocha Mattos. Professora: Carol Turma: 1003 Nº: 29 Assunto abordado: Barroco em Portugal e no Brasil.
INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa abordaremos o desenvolvimento do movimento
Barroco em Portugal e no Brasil que foi um período que sucedeu o Renascimento, do final do século XVI ao final do século XVII, estendendo-se a todas as manifestações culturais e artísticas européias e latino-americanas O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos.É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idéia do pecado, então vivia buscando a salvação. O Barroco enfatiza tudo que é inconstante que muda de aparência, que está em movimento.

Barroco em Portugal

Barroco desenvolveu-se dentro de um período que alternava momentos de depressão e pessimismo com instantes de euforia e nacionalismo. É uma época de crise, turbulência e incertezas que serviu de inspiração para uma arte dinâmica, violenta, perturbada, diferente da clareza, do racionalismo e da serenidade desejados pelos clássicos. É a arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição e da dúvida. Reflete o conflito entre a herança humanista, renascentista, racionalista e clássica do homem quinhentista (século XVI) e o espírito medieval,

Relacionados