BARREIRAS URBANAS E SOCIAIS DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

524 palavras 3 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO DE PROCESSOS GERENCIAS

BARREIRAS URBANAS E SOCIAIS DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

CARLOS ANTONIO ALVES DE LIMA

FORTALEZA
2014
CARLOS ANTONIO ALVES DE LIMA

BARREIRAS URBANAS E SOCIAIS DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Gestão de Processos Gerencias da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.

Orientador: Prof. Me. José Rivaldo Lima Coelho

FORTALEZA
2014
TEMA

“Acessibilidade Urbana - Barreiras Arquitetônicas e Sociais do Portador de Necessidades Especiais" este é o tema a ser tratado no presente trabalho.

PROBLEMA

O presente trabalho trata dos problemas que o portador de necessidades especiais enfrenta no meio social. Pois além da dificuldade que tem para sua locomoção devida a arquitetura urbana despreparada ainda enfrenta dificuldade de participar do processo produtivo da sociedade, pois não lhe é acessível o direito à educação e à profissionalização. Deixando assim o portador de necessidades especiais vivendo a margem da sociedade, recluso. Existe o falso conceito de quê deficiência é sinônimo de incapacidade, porém a incapacidade não provém de uma deficiência aparente, pois um individuo em condição de aparente normalidade pode de fato se tornar deficiente se, sentir-se incapaz de realizar as tarefas do cotidiano. Além de quê a sociedade acaba por subestimar a capacidade dos mesmos. Ter livre acesso ao espaço urbano é de fundamental importância para o portador de deficiência física. Disso depende o seu crescimento pessoal, político e social. A simples constatação de que existem barreiras arquitetônicas e ambientais já limita por si só, o espaço existencial do portador de deficiência, que

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • As Cruzadas Vistas pelos rabes
    105991 palavras | 424 páginas