Barreiras ao comércio internacional

Páginas: 8 (1882 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Barreiras ao Comércio Internacional





RESUMO


Chega um certo ponto em que os países precisam recorrer uns aos outros para suprirem suas necessidades, pois nenhum país consegue ser autossuficiente. Para isto os países recorrem ao comércio exterior e buscam mercadorias de outros países. Assim como compramos mercadorias, em um processo de importação, vendemos nossos produtos, em um processo deexportação. Mas quando produtos estrangeiros começam a tirar lugar dos produtos nacionais, prejudicando produtores e fabricantes nacionais, o governo inicia um processo de proteção, impondo barreiras ao comércio exterior.

Palavras-chave: Comércio. Importação. Exportação.



INTRODUÇÃO


Esta pesquisa tem por objetivo abordar a relação comercial entre os países. Iremos descobrir quais são asvantagens e desvantagens neste tipo de relação.

O presente estudo trás a definição de importação e exportação, mostrando as características mais relevantes de cada situação.

Logo após, iremos conhecer algumas maneiras para combater as práticas desleais de comércio exterior praticada por alguns países.



1 COMÉRCIO INTERNACIONAL


Segundo Tebchirani (2008), comércio internacional ou comércioexterior, é a troca, a comercialização de produtos e/ou serviços entre os países.

Para Tredesini (2011), esta prática é fundamental, pois nenhum país consegue produzir tudo o que necessita, não sendo autossuficiente. Os países precisam recorrer uns aos outros para suprirem suas necessidades.

O comércio internacional é medido através da Balança Comercial. Esta pode estar positiva quando asexportações forem maiores que as importações, assim a balança comercial está em superávit. Já se for negativa, ou seja, se as importações forem maiores que as exportações, a balança estará em déficit. (FERNANDES, 2009)

Veremos agora o que significa importar e exportar e quais as vantagens destes para um país.


1. IMPORTAÇÃO

Importação é um processo comercial e fiscal, que consiste em trazer umbem, podendo ser um produto ou serviço, de outro país e introduzi-lo em território nacional. (TEBCHIRANI, 2008)

Podemos citar, segundo Tredesini (2011), algumas vantagens encontradas no processo de importação:

- Para as empresas nacionais torna-se interessante importar quando estas não encontram em seu país, a matéria-prima de que necessitam para produzirem suas mercadorias, então recorrem aoutros países. Outra hipótese é que mesmo encontrando a matéria prima em seu país de origem, esta seja mais barata no mercado extrangeiro.

- Outra vantagem aparece quando há a substituição da produção, ou seja, a empresa por fatores econômicos decide que produzir não é mais viável. Desta maneira, a empresa compra produtos do exterior e revende em seus país.

- Para os consumidores, a vantagem naimportação se dá através da possibilidade de acesso a produtos de outros países. Assim o mercado torna-se mais competivivo e o consumidor tem mais opções de preços, variedade de produtos e qualidade.



1.2 EXPORTAÇÃO

Exportar é vender um bem, que pode ser um produto ou serviço, para outro país. (TEBCHIRANI, 2008)

Veremos agora, de acordo com Tredesini (2011), algumas das principais vantagens emexportar um bem:

- Aumento das receitas. Ao exportar a empresa vende mais e tem uma maior lucratividade com estas vendas ao exterior.

- A empresa consegue aproveitar seus potencial produtivo. Desta maneira consegue atingir uma maior lucratividade e geração de empregos.

- A empresa que exporta, passa a conhecer novas culturas e padrões de qualidades. Assim pode incorporar estes conhecimentos emseus produtos, ganhando desta forma, um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes que não exportam.

- O marketing também torna-se um diferencial, pois uma empresa exportadora é vista pelo público externo como “mais competente” em relação a seus concorrentes que não exportam.


2 FATORES NEGATIVOS EM RELAÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR



De acordo com Tredesini (2011), o comércio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barreira ambienta e o comércio internacional
  • BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
  • Barreiras técnicas ao comércio internacional
  • As barreiras técnicas ao comércio internacional
  • Comércio Internacional
  • Comercio internacional
  • Comércio internacional
  • Comércio internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!