BARRAS DE CUISENAIRE

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014


AS BARRAS DE CUISENAIRE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA
GT 01 – Educação Matemática no Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais

Geisi O. Pomina– UNIJUI – geisipomina@hotmail.com1
Viviane Roncaglio- UNIJUI- viviane.roncaglio@unijui.edu.br2
Claudia F. de Matos Campos – UNIJUI – claudinha.scampus@hotmail.com3
MonalisaGodoy- UNIJUI- mona.rs@hotmail.com
IsabelBattisti - UNIJUI – Isabel.battisti@unijui.edu.br


RESUMO: O objeto de estudo do referido texto, são as Barras de Cuisenaire, Material Didático Manipulável que pode ser utilizado como recurso pedagógico nas aulas de matemática, no processo de ensino- aprendizagem de conteúdos matemáticos essenciais, visando que tal material contém riqueza e diversidade, o que propicia uma abordagem de maneiraclara e sucinta, tornando o trabalho da matemática prazeroso e dinâmico. Na perspectiva de demonstrar a utilização deste material didático manipulável, desenvolvemos uma atividade para auxiliar o professor no processo de ensino de frações.
Palavras - Chave: Barras de Cuisenaire, material didático manipulável, ensino de matemática.

Introdução
A Matemática é considerada uma das disciplinas quemais assusta os alunos, muito se ouve falar da dificuldade de aprendizagem, do baixo desempenho dos alunos, mas a dificuldade não é somente dos alunos, muitos professores enfrentam este problema, afinal, qual será a melhor maneira de ensinar algo tão assustador? Desde a pré-escola o conhecimento matemático tem que ser construído pelo aluno por meio de atividades que lhe desperte interesse paraaprender, ou seja, os alunos devem envolver-se com atividades matemáticas que os eduquem, nas quais ao realizá-las ele construa a aprendizagem de forma significativa e não traumática. Alguns professores apresentam aos alunos uma matemática formal, pronta e acabada e restringem-se apenas ao uso do livro didático, giz e quadro-negro. Recursos que quando usados constantemente evidenciam, em muitassituações, dificuldades em desenvolver competências e habilidades importantes no estabelecimento de processos de aprendizagem pelos alunos. Esses aspectos são focos de discussão em várias pesquisas que buscam entender dificuldades de aprendizagem dos alunos. Tais pesquisas apontam o uso de materiais didáticos manipuláveis como recursos alternativos capazes de potencializar processos de ensino eaprendizagem de matemática, possibilitando que o aluno construa novos significados e novas elaborações, percebendo que a matemática é muito mais que realizar técnicas operatórias, que é fundamental no estabelecimento e desenvolvimento de raciocínios importantes na resolução de diferentes problemas e na apropriação da significação de conceitos matemáticos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais,O ensino de Matemática deve garantir o desenvolvimento de capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos e o estímulo as formas de raciocínio como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa. (BRASIL, 1998, p.56)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que os professores precisam desenvolverpráticas pedagógicas mais eficientes, se aperfeiçoando e buscando novas formas de ensinar Matemática, sendo o professor o mediador, observador e incentivador da aprendizagem, ele deve propor trabalhos em grupos, lançar perguntas desafiadoras aos alunos fazendo com que eles possam observar, refletir, participar, discutir e argumentar as suas idéias buscando alternativas na resolução de problemas eabrindo um leque de conhecimento na sua aprendizagem.
Nesta perspectiva propomos usar as barras de Cuisenaire, um material didático manipulável que pode ser utilizado no estudo de diversos conteúdos da matemática, sendo uma alternativa de recurso metodológico capaz de possibilitar ao aluno a elaboração de novas significações e assim a ampliação de seus conhecimentos matemáticos.

Barras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuisenaire
  • Barra
  • barra
  • Seminario Cuisenaire
  • Barrinhas Cuisenaire
  • Barra Sushi
  • Codigo de barras
  • Barra cereal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!