barramentos

Páginas: 4 (805 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Introdução
No presente trabalho de investigação que tem como tema barramentos que são vias de comunicação entre diversos componentes da placa-mãe, farei a sua apreciação tendo em conta os seguintesaspectos:
Sua definição;
Sua evolução;
Funções;
Classificação;
Desempenho;
































Antes de avançar seria pertinente explicar melhor o que e realmente barramento.
Barramento éum caminho através de um conjunto de linhas de comunicação pelo qual dados viajam em um computador. Esse conjunto de linhas (condutor eléctrico ou fibra óptica) permite a interligação entredispositivos de sistema de computação (CPU, Memoria principal, HD, entre outros).

1. Evolução dos barramentos
Registou-se uma grande evolução desde o aparecimento com os slots ISA e as portas seriais ate osslots PCI Express e portas USB3.O.
A grande causa do surgimento de novos barramentos é que quase sempre os dispositivos são incompatíveis com a versão anterior, o que leva o usuário a descartar umcomponente não por defeito, mas por simples problema de incompatibilidade. Por exemplo as placas de vídeo para barramento AGP e as novas PCI Express 16x.
Os primeiros barramentos usados foram osseguintes:
Barramento ISA 8,16 e 32 bits
Barramento MCA
Barramento EISA

Descrição do barramento ISA
Este foi introduzido no IBM PC original em 1981 na sua versão de 8 bits. Posteriormente com o surgimento doIBM PC/AT em 1984 foi expandido para 16 bits, era a base dos PCs e ainda hoje esta presente na memoria deles mesmo sendo em1 ou 2 slots.
Mesmo sendo a informática uma área tecnológica pode parecerpeculiar que este tipo de barramento seja ainda usado, porem existe vàrias razões para que isso aconteça, como por exemplo a fiabilidade as economias de escala, compatibilidade e pela rapidez dosperiféricos que lhe são conectados.

2. Funções dos barramentos
Os barramentos podem exercer três (3) funções distintas:
2.1. Comunicação de dados, em que transporta os dados.

2.2. Comunicação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • barramentos
  • Barramentos
  • Barramentos
  • Barramentos
  • Barramentos
  • Barramentos
  • Barramentos
  • Barramentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!