BARDET, Gaston. O Urbanismo. Fichamento e resumo

7325 palavras 30 páginas
BARDET, Gaston. O Urbanismo. Fichamento e Resumo
Fichamento
Capítulo 1. Da Arte Urbana ao Urbanismo
“Em três gerações, deu-se o advento das massas. A multidão sucedeu-se aos grupos.
Tendo multiplicado de volume, (...), em vez de organizarem-se ou migrarem em novos grupos isolados, em escala humana, concentraram-se em aglomerações monstruosas a serviço da indústria. É o fenômeno chamado de urbanização.” (pág.7)
“(...), o século XIX tornou-se desde seu nascimento, o século do “coletivo”. (...), como reação contra o liberalismo individualista do século XVIII.” (pág.8)
“(...) – uma nova ciência deve eclodir: a ciência de organização das massas sobre o solo. Por volta de 1910, ela foi batizada na França de Urbanismo, o que quer dizer, etimologicamente, ciência do planejamento das cidades” (pág.8)
“É necessário não confundir as grandes realizações da Arte Urbana, que resolveu magistralmente problemas que não eram nem da mesma escala, nem da mesma complexidade, nem da mesma substância que os nossos (...).” (pág.9)
“Mas uma cidade não é um agrupamento de ruas e casas, essas são apenas as carapaças, as conchas, de uma sociedade de pessoas. Uma cidade é uma obra de arte para a qual cooperaram gerações de habitantes, acomodando-se mais, ou menos, àquilo que existia antes delas. Justamente porque está em perpétua transformação, sob o efeito da sucessão infinitamente cambiante dos seres que a habitam, a fazem e a refazem, a cidade não se sujeita de maneira alguma a seu plano (...). O que importa antes de mais nada é o conhecimento desse ser coletivo” (pág.10)
“Ora, todo o drama do urbanismo atual consiste no divórcio entre as formas urbanas, caducas e pesadas, e o ser urbano sempre em prodigiosa renovação” (pág.10)
I. Divórcio entre o ser urbano e a forma urbana
“No Egito, na Caldéia, na Índia, no Extremo Oriente, a cidade parecia ser unicamente uma semeadura de habitações frágeis, mais ou menos densas, mais ou menos agrupadas, que estruturavam apenas

Relacionados