Barchelato Teologia

4204 palavras 17 páginas
ITG – INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL
DEPARTAMENTO ACADÊMICO
CURSO BACHARELADO EM TEOLOGIA
NOME DO ALUNO:

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto
Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).

Re: “coar o mosquito” de acordo com o contexto histórico significa que naquela época havia um problema sério com os insetos: mosquitos, moscas e pulgas, a água para o consumo tinha de estar sempre bem tampada e apesar disto os insetos sempre entravam nas vasilhas, por isto a água antes de ser consumida era coada. Assim o povo entendeu claramente quando Jesus falou em coar o mosquito (Mateus 23:24). No panorama biblico o Senhor estava fazendo uma advertência quanto ao comportamento dos Escribas e Fariseus que davam mais importância a fatos de pequena relevância (como coar o mosquito) do que importarem-se com que era realmente relevante para o reino de Deus.

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no
Pentateuco. (Pentateuco).

Re: No Pentateuco o caráter de Deus se revela especialmente em sua obra de salvação. Começa com uma promessa em (Genesis 3.15) em que Deus revela um Salvador para solucionar o grave problema da humanidade perdida, demonstrando em seguida como a relação é progressiva, preparando o homem para receber seu Redentor. Enquanto o mundo á volta de Moisés era politeísta, permanecendo na idolatria, Moisés com ousadia escreve sobre o único Deus supremo, uno e trino criador dos céus e da terra, revelando seu caráter santo, bondoso, justo, onipotente, onisciente e pai.

3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo final num sermão.(Homilética).

Re: O apelo final num sermão, deve ser breve para ser FORTE, CLARO, e POSITIVO. É a impressão dessas últimas palavras da mensagem que os ouvintes vão levar para casa.
Por isso devemos concluir o sermão convidando os ouvintes a reconhecerem sua condição de pecadores, para que o

Relacionados